quinta-feira, 30 de abril de 2015

Brian Oblivion lança disco e toca em festival em MG

brian-paulo 

E poderíamos incluir no título acima “e também dá entrevista”. Quem acompanha a banda maringaense de surf music sabe que não são situações muito comuns. O Brian Oblivion & Seus raios Catódicos já passou por inúmeras formações, tem um divertido histórico de lendas urbanas e em mais de 20 anos de existência nunca lançou um álbum entre idas e vindas, alternando períodos de hibernação com outros de iniciativas pessoais. O grupo passa agora pela segunda situação.

A banda acabou de gravar seu segundo EP. “Maristela é meu limite” tem cinco músicas e será lançado esse final de semana, no badalado festival Primeiro Campeonato Mineiro de Surf, que chega em sua 14ª edição, em Belo Horizonte (MG). As músicas “Matando Jacob”, “Balada do filho gay”, “Tereza”, “Santo” e “New Hope theme” foram gravadas no Estudio Burn e não são tão novas, pois já fazem parte do repertório de shows da banda. 

brianoblivion-radio2
DISCO – O Brian Oblivion & Seus Raios Catódicos foi formado em 1996 e lançou seu primeiro disco em 2011 (existe uma lenda urbana que a banda havia gravado um disco há muito muito tempo atrás e as gravações foram perdidas). A banda gravou cinco músicas no Studio Vox, em Maringá, em 2009 e nunca lançou. O Projeto Zombilly pegou os arquivos e produziu por conta própria uma tiragem limitada de 50 cópias que foram entregues para a banda que, claro, nunca mais fez outra tiragem. O disco tem cinco músicas e mais um bônus gravado ao vivo no Projeto Zombilly, no estúdio da UEM FM, e foi lançado em maio de 2011.

Aliás, o Projeto Zombilly faz um papel informal numa mistura de fã, produtor e divulgador da banda que já participou de entrevista no Zombilly no Rádio, gravou ao vivo no estúdio no projeto Zombilly Tracks, já teve músicas tocadas no programa inúmeras vezes, diversos convites para shows (incluindo um com uma inusitada versão como duo) e muitas indicações para amigos ouvirem. Sendo uma delas a que levará a banda até Belo Horizonte agora. Claro, por méritos próprios e não porque eu indiquei... e continuarei ajudando como puder porque essa é uma banda que gosto muito e fico feliz em ver que mais pessoas conheçam uma banda com uma sonoridade não popular na cidade, cujos shows não são sucesso de bilheteria... como é a opção e idealização cultural do Projeto Zombilly.  

Entrevistamos o guitarrista Gustavo Bordin e o baterista Paulo Agostinho que comentaram sobre a gravação do disco novo e outras situações que poucos conhecem sobre a banda. 

brian-gustavo2
ENTREVISTA
ZOMBILLY - Como foi a gravação do disco?
GUSTAVO BORDIN - O disco está finalizado. Já terminamos o processo de mixagem e masterização do áudio. Dessa vez, optamos por um som um pouco mais limpo, principalmente porque as músicas são mais melódicas. Como já tocávamos estas músicas em shows há algum tempo, elas estavam bem amadurecidas, o que permitiu pensar melhor nos arranjos de trompete e teclado. Gostamos bastante do resultado.
PAULO AGOSTINHO - Para mim as gravações são sempre um processo, ao mesmo tempo bastante criativo e cansativo. Acho que isso se deve ao fato de eu ser um baterista essencialmente intuitivo e primitivo (leia-se sem técnica). Tenho certa dificuldade com marcações metronômicas ou repetição idênticas de viradas, por exemplo. As gravações foram rápidas. As músicas já tinham uma estrutura previamente estabelecidas. O arranjo mudou um pouco com acréscimo de novas camadas de trompetes, teclados e um pouco de percussão. Achei que ficou bonito. Importante dizer que o fato de serem músicas próprias foi fator preponderante para desejássemos fazer o registro, isso realmente dá uma mudança de perspectiva e estimulo para continuar e pensar em coisas maiores para o futuro. 

Quantas músicas serão e qual previsão de lançar?
GUSTAVO BORDIN - São apenas cinco músicas, assim como no primeiro, o “Conforto Acústico”. Não estamos preocupados em gravar em quantidade. As coisas pra gente funcionam bem devagar, sem nenhuma pressa. Achamos que essa era a hora de gravar essas músicas, então gravamos. O lançamento oficial está previsto para o dia 2 de maio, data de aniversário da lenda da Surf Music, Link Wray. Será em Belo Horizonte, no 14º Primeiro Campeonato Mineiro de Surfe. O lançamento em Maringá ainda não tem data definida, mas na cidade temos alguns amigos que apoiam a banda, não vai ser difícil fechar um dia.
 

bambi molesters04
Vocês vão tocar no maior festival de surf music do Brasil. como esta a expectativa para o Campeonato Mineiro de Surf?
GUSTAVO BORDIN - Estamos bem animados, é um grande festival, bem organizado e também, como disse, será o lançamento do disco. É uma ótima oportunidade para conhecermos pessoalmente as melhores bandas de surf music do Brasil. Nunca tocamos em outro estado, então será marcante.
PAULO AGOSTINHO - Poxa é massa tocar em outra cidade ainda mais em uma metrópole. Acho que vai ser um grande experiência . Interagir com o pessoal do surf, ainda mais que minero é tudo gente boa. 

A banda alterna períodos de shows e iniciativas com outros de "marasmo". Como foi pra vocês tomarem a iniciativa de gravarem agora?
GUSTAVO BORDIN - Acredito que essas oscilações são normais para as bandas independentes. É mais difícil ainda para nós já que fazemos música instrumental. O público é muito seleto e tocar com muita frequência pode ser desanimador. Tocar toda vez em Maringá pra meia dúzia de pagante não é muito estimulante. Mas nunca deixamos de ensaiar, de criar músicas. Apenas, às vezes, optamos por não ir atrás de shows, pra preservar nossa autoestima. Nos divertimos bastante em ensaios e a iniciativa de gravar também foi pensando no bem-estar da banda. Tínhamos as músicas, estavam maduras e escolhemos cinco para gravar, sem estresse, sem pressão. Simplesmente porque gostamos de surf music.
PAULO AGOSTINHO - O Brian não teve durante sua história muitos registros em função um pouco da displicência de seus componentes, da ideia de diversão inconsequente, a falta de noção de que o tempo passa muito rápido (dai a importância de registrá-lo), do gasto dos cachês dos show (quando havia) em bebida, constante troca de componentes em algumas fases da banda, além do fato de termos poucas músicas próprias durante muito tempo. Isso tudo mudou, daí o registro.
 

O que mudou nas influências da banda nesses anos e das gravações entre os dois discos?
GUSTAVO BORDIN -
Quando entrei, em 2003, a gente só tocava cover e versões simplificadas dos clássicos da surf music, e nosso repertório não mudou muito até 2008. Então, quando estávamos cansados de tocar as mesmas músicas, e não tinha mais música fácil pra tirar, decidimos começar a criar. Nosso primeiro EP, o “Conforto acústico”, foi gravado em 2009, mas lançado em 2011. Porém, em 2010 já tínhamos mudado novamente a formação da banda. Foi quando a Elise entrou com o trompete. Ou seja, mudamos o repertório com a inserção do trompete, e tocávamos só duas músicas do disco recém lançado. Acho que o divisor de águas foi mesmo um instrumento de sopro dividindo as melodias com a guitarra. Foi possível tocar novas músicas e facilitou também na criação. Começamos a ouvir com mais cuidado outros estilos musicais, como o chorinho, tango, música latina em geral, para ajudar nas composições.

PAULO AGOSTINHO - Penso que se inaugura um novo momento na história do Brian. Todos (em especial eu) estão mais velhos e sábios (isso não implica em tocar melhor, mas em fazer menos coisas idiotas antes e depois de tocar). A entrada da Elise no trompete e do Júlio no baixo também acrescentou novas sonoridades e uma energia inaudita para os padrões “brianianos”, que impulsionou a todos pra frente. Estou muito feliz, pois acho que estou aprendendo muito com o pessoal, especialmente ficar no tempo da música. Acho que agora vai... só não sei pra onde. 

brian - casa03
FORMAÇÃO
• Paulo Agostinho (bateria)
• Gustavo Bordin (guitarra)
• Elise Savi (trompete)
• Julio Maia (baixo)
 

DISCOGRAFIA
• “Conforto acústico” (2011)
1 – Tupinambás em alto mar
2 – Espectro de Plank
3 – O passo do Patinho
4 – Pororoca stomp
5 – Orbital
4 – O passo do Patinho (versão Zombilly) *
 

• “Maristela é meu limite” (2015)
1 - “Matando Jacob”
2 - “Balada do filho gay”
3 - “Tereza”
4 - “Santo”
5 - “New Hope theme”
 

• Página no Facebook do Brian Oblivion.
Fotos: Andye Iore/Projeto Zombilly

capa-discos

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Maringá ganha nova opção cultural gastronômica

Será inaugurado na próxima sexta-feira (24) em Maringá o The Joy Pub & Store (na avenida Cerro Azul, 258). É a nova opção cultural e gastronômica na cidade com um cardápio com porções, bruschettas, ceviches, massas, pizzas em pedaço, entre outros. A carta de cervejas terá artesanais locais e de outras regiões. E o som ambiente será de rock indo do independente underground ao alternativo. 
O estabelecimento também tem uma loja com acessórios como camisetas, canecas, bottons, chinelos, squeeze, mouse pad, entre outros que também podem ser personalizados pelos clientes. “Aliar boa música, ótimas cervejas, boa comida e uma loja de personalização, tudo num mesmo ambiente, me pareceu uma ideia empreendedora”, justificou o proprietário Junior Mardegan “Juninho”, 39 anos, fã de gothic rock e Sandman.
Ele é da “velha guarda” do rock maringaense e com o bar volta ao meio independente oferecendo uma opção bacana de lazer, com uma bacana decoração temática.
A inauguração começa às 19h na sexta-feira. Após isso, o horário de atendimento será das 16h às 22h, entre terça-feira e sábado. O The Joy Pub & Store fica na avenida Cerro Azul, 258, sala 01,  próximo da praça de Patinação.

* Confira a página do The Joy Pub & Store no Facebook

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Projeto Zombilly passa a receber em cartão de crédito

cartao

Agora o público que for aos eventos com a participação do Projeto Zombilly pode fazer pagamento em cartão de crédito ou débito (foto). A opção serve para compra de ingressos dos eventos promovidos pelo Projeto Zombilly ou na compra de bottons, livros, revistas, camisetas, CDs, DVDs e discos de vinil no nosso estande nas feiras do Clube do Vinil. As bandeiras aceitas são Visa, Mastercard, Maestro, Banri e Cabal. A nova opção estará disponível já na feira de discos do Record Store Day, próximo sábado (18), no SESC Maringá.

domingo, 12 de abril de 2015

Zombilly participa de Encontro de Carros Antigos

coleca01

O Projeto Zombilly será um dos expositores no V Encontro de Carros Antigos de Cianorte que será realizado hoje (12). O evento acontece entre 9h e 18h, na Praça da República, em frente ao Paço Municipal de Cianorte (a aproximadamente 60km de Maringá). É a segunda vez que o projeto cultural participa do encontro, sendo que no ano passado foi somente com exposição de miniaturas (foto) e esse ano também está na feira de discos que será montada na calçada da avenida Santa Catarina (entre os Correios e Câmara de Vereadores).
A exposição de miniaturas tem uma novidade: essa será a primeira vez que será apresentada em público a coleção de miniaturas de Star Wars que conta com aproximadamente 150 unidades. O colecionador Andye Iore faz parte dos clubes Amigos Colecionadores de Miniaturas (Acomini) e Clube Hot Wheels Brasil.
O estande também terá para venda exemplares da revista O Banhero Selvagem, do quadrinhista Pietro Luigi.
O Projeto Zombilly também será responsável pela trilha sonora do Encontro de Carros Antigos com um set de rockabilly clássico, com sons que sempre rolam no programa Zombilly no Rádio. O Clube do Carro Antigo de Cianorte foi criado em maio de 2005 e conta hoje com aproximadamente 130 membros. A expectativa dos organizadores é reunir esse ano aproximadamente 500 carros expostos no evento, superando o recorde do ano passado de 380 veículos.

sábado, 11 de abril de 2015

Maringá Rock Festival apresenta cinco bandas no Dionísio Club

cartaz-mga rock4
Será realizado na noite de hoje (11) no Dionísio Club, a quarta edição do Maringá Rock Festival. O evento esse ano tem um novo formato e acontece num novo lugar com melhores condições reunindo mais parceiros na realização.
As bandas dessa edição são: Odradek (de Piracicaba, SP), Cadillac Dinossauros (de Ponta Grossa) e as maringaenses Montanas Trio (que lança disco novo), Mestre Ouriço e FracaSoul.


O festival foi criado em 2012 pela produtora Esquema Rock Livre e amigos com a intenção de valorizar o rock autoral de Maringá e região e ainda levar para a cidade nomes importantes do rock independente brasileiro.
Os ingressos antecipados custam R$ 25. O Dionísio Club fica na Rua Curitiba, 38, em Maringá. Confira a página do Maringá Rock Festival
no Facebook.

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Zombilly no Radio – Karne Krua

karne krua2

O programa Zombilly no Radio dessa semana é um especial sobre punk rock brasileiro, destacando lançamento do disco novo da banda Karne Krua. São 30 anos na estrada do punk em Aracaju (SE) e a banda segue na ativa com muitos shows e um disco novo bem bacana chamado “Bem vindos ao fim do mundo”, numa edição caprichada em vinil.
O programa também variantes do punk rock com surf music e garage e tem outros lançamentos como Wander Wildner, Deserdados, Phantom Powers e Surface e falamos mais novidades sobre outras bandas e eventos.
Track list:
Abertura
Karne Krua - O vinho da história
Mercenárias - Me perco
Grinders - Minha vida
Asteroides Trio - Patria Amada
Deserdados - Sem Respostas
O Satânico Dr Mao – Guantanamera
Karne Krua – Inanição
Karne Krua - Quando o Homem Vira O Animal
Karne Krua- Politico religioso
Karne Krua - Bem vindo ao fim do mundo
Brian Oblivion - Pororoca stomp
Drakula - Massacre a Meia Noite
Mechanics - Formigas comem porra
Phantom Powers - I have to move along
Ornitorrincos - Igrejinha ubber alles
Surface - Perdoem a nossa ignorância
Zefirina Bomba - Alguma coisa por ai
Boneyard Club – Relocate
Cólera - Deixe a Terra em paz
Wander Wildner - Plantar, colher e depois dançar
Zombilly no Radio – Karne Krua
Duração: 1h02
Data: 4 de abril de 2015,spabado às 18h;
Reprise 8 de abril de 2015, quarta-feira às 23h59
Acervo, pesquisa, apresentação e edição: Andye Iore
Coordenação: Paulino Junior
UEM FM 106,9. Para ouvir no dia pelo site da UEM FM
APOIE O UNDERGROUND DE SUA CIDADE!