sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Morre Betty Page

Os fãs de pin ups estão tristes. Morreu ontem Betty Page, aos 85 anos. Ela estava internada em um hospital em Los Angeles com problemas de pneumonia e sofreu um ataque cardíaco.
Page revolucionou os anos 50 a 60 com fotos ousadas para a época com bíquinis e lingeries. Ela também foi uma das principais responsáveis por difundir as roupas de oncinha, corte de cabelo com franjinha e algumas poses que ilustraram o imaginário de marmanjos e inspiraram garotas.

Ela nasceu Bettie Mae Page a 22 de abril de 1923, em Kingsport, no Tennessee, e chegou em Nova Iorque para trabalhar em 1949 se tornando a pin ups mais famosa do mundo fazendo dezenas de ensaios fotográficos e filmando curtas. Ela foi Coelinha da Playboy em 1955.
Betty Page teve a vida investigada pelos senadores americanos pelo teor sexual de seu trabalho, depois seguiu vida religiosa nos anos 80 e não gostava de ser fotografada quando dava entrevistas, alegando que queria que as pessoas tivessem lembrança dela pelas belas imagens de sua juventude que a tornou um mito. O que ela não entendia o motivo do sucesso, alegando que estava apenas posando de uma maneira diferente dos que se fazia entre as modelos.

Fã da atriz Bettie Davis, ela estudou Artes, sabia tocar violão e piano e teve uma vida social cheia de problemas, tendo três casamentos que acabaram em divórcio.
Page foi tema de dois filmes: em 2004, "Bettie Page: Dark Angel", interpretada pela atriz pornô Paige Richards e em 2005 com "The Notorious Betty Page", com a atriz Gretchen Mol (de "Os Indomáveis", 2007) interpretando a pin up.

O Zombiily presta uma homenagem à uma de suas musas:

Nenhum comentário: