segunda-feira, 28 de junho de 2010

A Copa do Mundo 2010 está devendo

Passada a primeira fase e já temos alguns classificados nas oitavas da Copa do Mundo 2010.
Esse Mundial começou devagar, com a bola como protagonista e agora os jogos estão mais emocionantes e, principalmente, com mais gols.
Os erros de arbitragem (imagem) que aconteceram ontem devem fazer com que a Fifa avalie a ajuda da tecnologia em lances polêmicos. O que é uma maneira de eliminar a injustiça, já que a Fifa é toda exigente na preparação do campeonato e, atualmente, não é capaz de fazer um evento com resultados justos. Embora justiça e futebol não jogam no mesmo time.
Outro destaque mostrando que essa Copa não é para o futebol arte é o fato do alemão Klose estar entre os maiores artilheiros de todos os tempos.

Uma rápida avaliação da primeira fase:
Grupo A: achei merecido a França ter saído logo na primeira fase porque, como todo fã de futebol, não gostei da classificação “desonesta” que os franceses tiveram nas eliminatórias. Já a anfitriã não seguiu a empolgação da torcida e, num quadro geral, segue a tradição africana de ser inconstante, jogando bem e não se classificando. México e Uruguai mereceram a classificação.

Grupo B: a Grécia foi o pior time do Mundial. A Coeria do Sul e a Nigéria foram dos intermediários que alternaram altos e baixos. A Argentina confirmou o favoritismo.

Grupo C: Inglaterra e Estados Unidos não são favoritos a nada atualmente no futebol mundial, mas se aproveitaram de um grupo fraco onde Argélia e Eslovênia deviam se contentar em participar do campeonato.

Grupo D: a Alemanha confirmou o favoritismo e só não foi a melhor seleção da primeira fase porque perdeu para a Sérvia. A Austrália mostrou um dos piores times do mundial e a Sérvia está entre as seleções que jogam bem, mas não são competitivas. Gana é a melhor seleção africana de 2010.

Grupo E: o Japão já merecia uma boa Copa nas edições anteriores e acho que o time atual está mais competitivo e menos inocente. A Holanda confirmou o favoritismo. Dinamarca ficou entre os intermediários e Camarões está entre as maiores decepções.

Grupo F: a favorita Itália mostrou um futebol burocrático e mereceu ser desclassificada. O Paraguai fez valer o bom momento do futebol sulamericano. A Eslováquia surpreendeu e a Nova Zelândia ficou entre as piores do mundial.

Grupo G: o Brasil confirmou o favoritismo, embora para nós – torcedores – seja pouco o que foi mostrado. Portugal não passa de uma seleção mediana que acha que é grande. Coréia do Norte ficou entre as piores e a Costa do Marfim fez do tipo arrogante, mais batendo que jogando.

Grupo H: a Espanha confirmou o favoritismo. O Chile surpreendeu e Honduras e Suíça ficaram entre as piores.

Nenhum comentário: