sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Roqueiros na “terra de ninguém do rock”


 
O termo punk “do it yourself” se aplica perfeitamente à banda de rock alternativo No Crowd Surfing (foto), de Cianorte (PR). A cidade pequena do interior do Paraná tem aproximadamente 70 mil habitantes, com cultura brega sertaneja latente e economia girando em torno da confecção. O que faz com pessoas do Brasil inteiro se mudem para a cidade para estudar Moda ou Design e trabalhar nas mais de 600 indústrias de roupas na região. E assim a No Crowd Surfing surgiu em 2012 reunindo amigos de sala de aula na universidade (três vindo do estado de São Paulo e um local).
Sem público de rock e shows ocasionais em bares e festas em chácaras com poucas pessoas na plateia, a banda não se importou com as restrições e foi compondo suas próprias canções. A inspiração partiu de Joy Division, The Smiths, Dinosaur Jr. e coisas atuais como Yuck. “Como não tem tradição de rock em Cianorte, vejo que há uma abertura e interesse das pessoas”, comenta o vocalista Murilo Marin. “Nos shows sempre tem uns ´tiozinhos´, famílias que acabam conhecendo e curtindo a banda”. Eles também já tocaram em cidades da região como Maringá, Mandaguari e Umuarama.
O No Crowd Surfing conta hoje com um repertório com nove músicas próprias mais versões de Smiths, The Cure, Smashing Pumpkins, entre outros. O quarteto grava seu primeiro disco que deve ser lançado até o final do ano. As gravações acontecem num quarto da casa de Murilo Marin, no melhor estilo lo-fi, caprichando nas distorções. O quarteto avalia a possibilidade de lançar o disco em SMD e analisa situações para arrecadar dinheiro para bancar o custo estimado de R$ 2 mil.
A origem do nome saiu de um vídeo da música “Our bovine public”, da banda The Cribs, onde aparece um cartaz proibindo no bar o famoso stage diving com as pessoas “surfando” sobre a plateia. O que também nunca acontece nos shows do No Crowd Surfing.
O No Crowd Surfing é:
Murilo Marin – guitarra e vocal
Fernando Tommaselli – guitarra e vocal
Eduardo Nani – bateria e backing vocal
Zane Bertolino – baixo e vocal
* Confira a página no Facebook do No Crowd Surfing.
* Ouça músicas do No Crowd Surfing no Souncloud.








* Para quem já viu um show do No Crowd Surfing e lembrou do Superchunk, vale citar que a banda não conhecia. O Projeto Zombilly já fez a “ponte” e, quem sabe, em breve role alguma versão nos shows.
Fotos: Andye Iore

Nenhum comentário: