segunda-feira, 22 de junho de 2015

Uma preciosidade instrumental dos Spotnicks

disco-spotnicks
Uma das aquisições mais bacanas na feira do Clube do Vinil de Maringá foi o compacto da banda The Spotnicks. A banda de música instrumental é um quarteto da Suécia formado no final da década de 1958. Apesar de não ser muito conhecida, a banda gravou 42 discos e vendeu mais de 18 milhões de cópias, disputando os palcos na época com The Shadows e The Ventures e influenciando muitas bandas de surf music no decorrer dos anos.
Não só na sonoridade, como também no visual. A banda com nome do satélite russo explorava o conceito de ficção científica batizando suas canções com nomes relacionados a filmes futurísticos e os músicos se apresentavam usando roupas de astronautas.A banda já teve diversas formações e ocasionalmente se reúne para turnês, tendo tocado na Europa no ano passado como quinteto.
Essa edição das imagens é um compacto duplo lançado na Alemanha em 1964. São dois discos de 45RPM com uma música em cada lado: Amapola, Johnny Guitar, Havah Nagila e Orange Blossom Special.
O disco foi comprado na Melomano Discos, um dos expositores do Clube do Vinil de Maringá. Tocarei esse disco no programa Zombilly no Radio.
* Veja vídeo de "Rocket man", com The Spotnicks.

Nenhum comentário: