quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mais um aniversario do projeto Zombilly

Na próxima semana completaremos um ano do projeto Zombilly, no Fernandes Bar. É o local onde fazemos shows com entrada gratuita para o público e as bandas recebem cachê. Estamos tentando fazer uma agenda permanente no bar e queremos a participação das bandas que já tocaram fazendo seus comentários e sugestões.
No geral, somente esse ano já tocaram na Zombilly (no Tribo´s e Fernandes) as bandas maringaenses José Ferreira, Nanan, A Inimitável Fábrica de Jipes, Copacabana Pé Vermelho, Patriotas do Rock, Professor Astromar & Os Criadores de Lobisomem e Betty Alone.
As bandas Os Bandidos Molhados, Hospital Doors e Brian Oblivion & Seus Raios Catódicos tocaram duas vezes já. Outras seis bandas foram convidadas e não puderam tocar por não coincidir as datas nos bares com a disponibilidade delas.



Ou seja, seriam 19 shows em cinco meses. Sem contrar as músicas dessas bandas tocadas no Zombilly no Radio, na UEM FM. Não há precedente na história do rock maringaense de alguém, algum bar ou produtora que estimulasse ou desse esse tipo de apoio para as bandas independentes de som autoral na cidade.
Vale ressaltar que não fazemos shows com bandas covers, como outros fazem por aí misturando o som autoral com cover. E sempre deixei bem claro que tocam no Zombilly as bandas que participam do projeto. Vão nos shows das outras bandas, divulgam, participam do programa no rádio e estão sempre interessadas em colaborar de alguma maneira.

Algumas estão no Zombilly com maior ou menor frequencia. Então, o fato de tocar mais ou menos depende desses vários fatores. Nem sempre dá para conciliar as datas disponíveis com tudo isso.
Sem contar o fato das bandas receberem sua graninha nos shows no Fernandes Bar. É simbólico, mas recebem. E ainda rola um desconto no consumo. Em alguns shows no Tribo´s, algumas bandas de Maringá também receberam (do meu bolso) uma graninha, dependendo de quantos pagantes na bilheteria e da ajuda da banda no evento. Também vale destacar que algumas bandas só não receberam mais pelo consumo que tiveram no bar. Ou seja, o conhaque atrapalha o rock maringaense!

E eu sei que incomoda algumas pessoas essa mobilização, o que eu falo na radio ou escrevo aqui. E não é de agora. O lance é correr atrás das coisas, não ficar reclamando. Eu não faço show com banda cover, não faço parceria com poder público e nem esquema com gente que não está no rock. Pode reclamar do que eu faço, falo ou escrevo. Mas vai continuar só reclamando e eu vou continuar ajudando essas bandas que tem interesse em fazer algo honesto e pro rock.

Na foto, Leandro Fernandes pagando a banda The Brown Vampire Catz.

9 comentários:

Anônimo disse...

Relaxa Andye, todos estão vendo a força que você está dando para as bandas com som autoral.
Parabéns pelo seu trabalho, mas fique menos estressado com as atitudes e opiniões desfavoráveis.
Não esqueça que o Rock é diversão também!

Unknown disse...

é andye! let's rock.

foda-se quem não gosta!

Anônimo disse...

Grande Andye, acho muito "louvável" tudo isso que vc vem fazendo para o rock maringá, mas pra arrotar que vc não faz balada com banda cover não é verdade.

Eu mesmo fui em uma no ZOMBILLY no Fernandes Bar, achando que iria rolar só musicas novas próprias do NANAN e ver o acústico que havia sido tão comentado durante a semana de divulgação,do Daniel BELEZA e rolou város covers
mas nao rolou só cover....mar rolou né .vc chega a pedir pras bandas não tocarem cover em seus eventos? ou alguns tem regalias ? e ae?

Oque eles tem?

Andye Iore disse...

Bem lembrado!
Mas seria sacanagem proibir o Daniel Belleza de tocar o q ele quisesse.
O cara tocou num bar sem cobrança de ingresso, o q fez com q ele ganhasse um cachê q não faz pra ninguem.
e esse show dele foi mais uma jam q um set normal.
quem esteve lá viu como foi.
mas as bandas de Maringá só tocam sons próprios.
e isso eu faço questão.

Família Palim disse...

Mas o Belleza em sí já é um sum próprio! HAUAUHAUHUAHUAHUAUAHA

Ramonesmania disse...

Eu acho que o Andie tá certo em falar essas coisas, já conversei com ele sobre isso e concordo, se não falar as bandas covers ganham espaço e tem muita coisa legal acontecendo pras bandas que fazem som próprio.

Michel Gomes disse...

Andye! conhaque é uma dadiva, poxa! Não atrapalha, ajuda. Hahahaha. E o rock vai continuar, sempre, pagando ou não, tendo quem ouvir ou não.(apesar de que quando o trabalho é bem feito sempre existem admiradores)

;)

Cleriston Teixeira disse...

Vou reclamar!!! Pq logo o conhaque? Por que não a vodca, o cachorro quente antes do show, as 30 fatias de pizza que a gente come antes, a cerveja cara do tribos... He he he, to zuando, troféu banana pra esses caras que ficam chorando, migalhando público, troféu banana pra quem reclama do Beleza tocando oque quiser! Quer coisa mais autêntica que isso? Vai ver cover então!!! Vá ver oque vira o rock maringaense se não tiver essa atitude de peitar por conta os "mega eventos marketeiros musicais"...vai ver femucic e a trupe de xaropisses, vai ouvir SERTANEJO, porra!

TIMBRE NOISE disse...

Andye vc hoje na cidade é um dos poucos que da essa puta força pras bandas de som autoral.

Estamos ae pra somar junto ao teu trabalho!!!

Foda-se todo o resto !!!

Conte conosco.