segunda-feira, 4 de abril de 2011

Scream Queens são o charme dos filmes de horror


Uma das coisas que mais atrai fãs para o cinema de horror são as Scream Queens. Num conceito livre, são as personagens que fazem o tipo “jovem donzela em perigo” e que não param de gritar quando aparece o monstro ou o assassino do filme.
Nos trasmovies as Scream Queens ganharam um foco divertido: são as vítimas que passam boa parte do filme fugindo correndo do monstro e berrando o tempo todo. E, por mais que elas sejam menos ágeis que o monstro, demoram para serem pegas.
O curioso entre os filmes de baixo orçamento é que as atrizes tinham dificuldade de fazer expressões de medo porque os monstros - geralmente feitos de papelão - eram engraçados, causando crises de riso durante a filmagem.

O conceito Scream Queen virou folclore no cinema e há até concurso de Scream Queens hoje nos Estados Unidos. Também foi lançado o livro "Scream queens", em 1978, por Calvin Beck. Há o documentário "Invasion of the Scream queens" (1992) e a serie televisiva "Scream queen", lançada pela VH1 em 2008.
O termo Scream Queen fez mais sucesso entre o final dos anos 70 e começo dos anos 80. Entre atrizes que caracterizaram o gênero estão Debbie Rochon, Tiffany Shepis, Jamie Lee Curtis, Janet Leigh, Barbara Steele, Fay Wray, Tiffany Shepis, Ingrid Pitt, Linnea Quigley, Sheri Moon, entre tantas outras.

Nenhum comentário: