quinta-feira, 20 de outubro de 2011

New York Times destaca Zé do Caixão


Aos 75 anos o cineasta brasileiro José Mojica Marins ganhou uma ampla reportagem no jornal New York Times. O jornalista Larry Hotter entrevistou Mojica e mostrou a história da personagem Zé do Caixão, falando da vida do cineasta, da perseguição na ditadura, da extensa filmografia passando pelo faroeste, ficção científica, aventura, erótico e horror. “Eu sou original, mas tem sido difícil. Sei que por causa do Zé do Caixão sou considerado louco, blasfemo, e alguns críticos cospem em mim. Mas eu mantive a minha independência. Não dependo de ninguém!”, disse Mojica na entrevista.

A reportagem publicada na última segunda-feira cita Mojica em referencias como Ed Wood, Roger Corman, John Waters, Buñuel e o Zé do Caixão comparado a monstros clássicos como Frankenstei, Drácula, Freddy Kruegger e Jason.
E também aborda como Mojica é idolatrado no rock recebendo homenagens de bandas como Cramps, Ramones, Rob Zombie, Sepultura, Faith no More, Horrors, entre outros.
Também participam da entrevista o jornalista brasileiro André Barcinski (que já escreveu um livro sobre Mojica) e o editor da revista americana Fangoria (uma das principais publicações de horror no mundo).

• Leia a entrevista com Mojica na íntegra (texto em inglês).

Nenhum comentário: