quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O singelo e sofrido bastidor do circo

* esse post tem spoilers
FILME: “O palhaço” GÊNERO: comédia dramática
DIREÇÃO: Selton Mello ELENCO: Selton Mello e Paulo José
DURAÇÃO: 1h30


O QUE É: o filme mostra a rotina de um pequeno circo pelas cidades do interior caipira de Minas Gerais. As dificuldades enfrentadas pela trupe nos bastidores contrastam com a alegria das poucas pessoas na plateia.
O circo é comandado por uma dupla de palhaços, pai e filho. Até que um dia o filho começa a ter uma crise existencial e se questiona até que ponto vale manter a tradição do circo e da família em meio a tantos problemas e falta de dinheiro.

OPINIÃO: “O palhaço” mostra a importância do circo quando não havia televisão e na imaginação das comunidades carentes. É clara a referencia de Carlitos, de Charles Chaplin, nos trejeitos de Selton Mello interpretando o palhaço Pangaré. O filme é uma comédia, mas em algumas cenas o público tem um nó na garganta e muitos não contem as lágrimas pela emoção na parte dramática.
“O palhaço” é mais um belo registro sobre a arte circense que sempre rende bons filmes nos cinemas. Desde o clássico “Freaks” (1932), “Os palhaços” (1970) de Fellini, “It” (1990) horror de Stephen King, o trashmovie “Killer Klowns from Outer Space” (1988) e a série televisiva “Carnivalle” (2003 a 2005).
Outro aspecto importante do filme - e que passa quase despercebido - é a homenagem a antigos comediantes da televisão brasileira que fazem pontas no filme.

FINAL: depois de uma tentativa frustrada de ter uma vida comum com emprego e arrumar namoradas que nunca correspondem, o jovem volta a trabalhar no circo, que é o que ele sabe fazer bem na vida. Outra desfecho é que, mesmo com as dificuldades, a arte circense é perpetuada com a estreia de crianças no picadeiro.

Nenhum comentário: