terça-feira, 14 de julho de 2015

Um festival de amizades e intercâmbio cultural



O festival Paraíso do Rock 2015 foi um dos mais interessantes de sua história. Apesar do temporal que caiu na noite de sexta-feira (10), o saldo foi extremamente positivo na oitava edição. No geral, o evento foi um encontro cultural num grande intercâmbio de culturas e hábitos diferentes. Gente do Nordeste acostumada com calor andando agasalhado e passando frio, gente do Sul acostumada com o frio andando de bermuda e camiseta, uruguaios ensaiando frases em português, sotaques misturando o “visse” com o “ishperrrto”, o “tchê” com o “orra meo”, o “piá” com “poirrrtão”, churrasco com picanhas mal passadas, suculenta feijoada transbordando linguiça e bacon, cervejas artesanais para todos os paladares, debate sobre o rock independente brasileiro com experiências regionais e internacionais, entre tantas outras situações.
No vídeo acima você tem uma pequena mostra de tudo isso que rolou em apenas dois dias em Paraíso do Norte, pequena cidade do Noroeste paranaense com apenas 13 mil habitantes. E, apesar de deslocada no mapa cultural, consegue realizar (e manter) um festival de rock autoral que nem cidades maiores do estado conseguem. E, quando tentam, só fazem passar vergonha colocando bandas covers ridículas no meio do line up.
Paraíso do Rock não só NÃO tem preocupação em apresentar bandas de apelo comercial para atrair mais “público”, como faz questão de manter uma linha com bandas clássicas do rock´n´roll, bandas do , bandas da região e uma interação com países do Mercosul, trazendo bandas completamente desconhecidas na região.
Tudo isso a um preço mais ridículo que as bandas covers: R$ 30 para os dois dias do evento. E ainda com boa estrutura, grande divulgação na mídia, organização e equipamento bom. E, claro, um grande clima de camaradagem que faz com que os músicos desejem voltar a tocar na cidade.
LINE UP - Bandas que tocaram esse ano: Autoramas (RJ), Molina y Los Cosmicos (Uruguai), Maciel Salú (PE), Tenente Cascavel & Frank Jorge (RS), The Mullet Monster Mafia (SP), Cavernoso Viñon (PR), Sollado Brazilian Groove (PR) e Elemento Principal (PR). E nas festas Pré-Paraíso: Daniel Belleza (SP), The Jalmas (RS) e Marquinhos Diet (PR).
Entre os convidados que participaram do debate estavam: Paulo André (Abril ProRock), Marcelo Costa (Scream & Yell), Marcelo Domingues (DemoSul), Nery (MamuteProd) e Andye Iore (Zombilly).

Nenhum comentário: