quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

A verdade continua lá fora


* esse post contem spoilers
Quem perdeu a badalada volta de “Arquivo X” na Fox se ligue na programação do canal que há reprises durante a semana. E é altamente recomendável, apesar de não ser nada demais em relação ao que era na década de 1990 e às principais series atuais.
A serie televisiva teve nove temporadas entre 1993 e 2002. Vale ressaltar que na época não havia esse boom de series de hoje como “Game of thrones”, “Breaking bad”, “American horror story”, entre outras. “Arquivo X” abriu as portas para o estranho na cultura pop entre o besteirol na televisão. Nada que mereça mais destaque que “The Twilight Zone” na década de 1960 ou “Tales from the Crypt” na de 1980. Mas foi a paranoia de Scully e Mulder que levou a um quase exagero o fanatismo por series. O que hoje é absolutamente normal, entre nerds ou não.

A nova temporada tem apenas seis episódios. Talvez esteja aí a garantia do sucesso. Não há tempo e espaço para lenga-lenga. É correria o tempo todo e a paranoia elevada ao expoente máximo. Todos os elementos básicos da serie estão presentes. E o roteiro consegue prender bem a atenção do público.
Também vale destacar que um dos principais temas em toda a serie já deu as caras de uma maneira bem bacana: muitos episódios tinham audiência garantida pela decepção de Mulder ao conseguir provas da existência de ETs que logo em seguida eram destruídas ou sumiam misteriosamente.
Nessa volta, Mulder é levado até um galpão onde há um avião construído com material alienígena. A aeronave sobe silenciosamente com um sistema até então desconhecido e fica invisível. Tudo na frente do maravilhado Mulder. Entra o comercial e na volta, quando Mulder vai contar a novidade todo faceiro para Scully, o exército chega no galpão e explode o avião.

PUNK ROCK - Outro atrativo também está nos monstros e no rock. O terceiro episódio, “Mulder & Scully Meet the Were-Monster” é muito divertido. Mulder e Scully encaram um monstro na “inversão de valores”. O monstro vira humano e sofre com a rotina das pessoas na cidade. O episódio tem referencias da serie de humor negro “Kolchak e os Demônios da Noite” da década de 1970.

Já no episódio “Home again”, que foi ao ar essa semana, o destaque é o roqueiro Tim Armstrong (do Rancid, à esquerda na foto acima) que faz o papel de um grafiteiro maluco, conhecido como Trashman. Cuja obra ganha vida e sai matando pessoas que fazem mal aos moradores de rua. Falta mais dois episódios para acabar a temporada. Com a boa repercussão acho que é um bom gancho para continuar e até mesmo outro filme no cinema. 

Nenhum comentário: