quarta-feira, 19 de julho de 2017

Bandas de Maringá tocam em festival em SP


O próximo sábado (22) será dia de muito barulho em Rancharia (SP, a aproximadamente 210km de Maringá). Acontece a sexta edição do Festival Intervenção Cultural Underground com 13 bandas paranaenses e paulistas, incluindo duas de Maringá: Desgraceria (foto acima) e Turbulence. “O evento tem grande influencia na cena local e da região”, comenta o organizador Fernando Shi, 39 anos. “Logo após o festival recebo vários contatos de pessoas e bandas a fim de participar e enviando material. Bandas novas principalmente”.
O evento tem uma história interessante e que serve de exemplo para prefeituras de outras cidades, inclusive de grandes centros. O comerciante Shi teve a ideia do festival em 2013 quando voltou a morar em Rancharia depois de viver em Bauru. Ele fez as três primeiras edições cobrando ingresso num bar da cidade e depois conseguiu uma parceria com a prefeitura, fazendo os shows com entrada gratuita para o público. “Me senti na necessidade de criar o Intervenção, pois percebi que  a nova geração não ia fazer e ficaria carente por aqui de eventos como esse”, lembra Shi. O Intervenção Cultural Underground reforça o rock independente na região que já tinha em Presidente Prudente, o festival Prudente Inferno.

MARINGÁ – O underground maringaense está bem movimentado, apesar das poucas opções de espaço para shows. Mas as bandas tem a iniciativa no “do it yourself” e sempre tem destaque em outras cidades, como em Rancharia. “Fui nos dois últimos e não vi nenhum ponto negativo”, elogia o festival o baixista do Desgraceria, Digo Cabrel. “Tudo é a um preço bom e tem bandas de lugares diferentes do Brasil”.
O trio maringaense de grindcore tocará quatro músicas novas que estarão num split a ser lançado em breve com bandas sul-americanas e ainda uma versão de uma das principais bandas do gênero no Brasil.

Outro fã do festival ranchariense é o baterista do Turbulence, Denis Maka  (foto acima). “Eu acho o festival sensacional, equipamento bom, bem organizado, bandas boas”, considera o músico que volta ao Intervenção Cultural Underground depois de já ter ido como público e tocado outra vez. A banda que é uma das mais novas do underground maringaense preparou um set com dez músicas e planeja gravar um disco em breve.

GRÁTIS - O festival Intervenção Cultural Underground acontece na Ilha do Balneário, em Rancharia, a partir das 17h, com entrada gratuita. O local tem boa estrutura com equipamento de qualidade para as bandas e espaços como quiosques para alugar. Também há bancas que vendem materiais das bandas. O Projeto Zombilly representará o Clube do Vinil de Maringá no evento com discos de vinil e bottons e ainda na cobertura do festival.
Rancharia fica na região Oeste de São Paulo, tem 100 anos e população de aproximadamente 30 mil pessoas. A região é agrícola, destacando a pecuária.

BANDAS
Feces On Display – goregrind
Chaoslace Death metal
Academic Worms - noise unx D.I.Y.
Deu B.O. H.C. – hardcore
Desalmado – grindcore
Búfalos D'Água – surf music
Desgraceria – grindcore
Surra – crossover / hardcore
Subcut – grindcore
Hutt – grindcore
Obitto – grindcore
Turbulence - metal punk
Discrepante - punk

- Confira o site do festival Intervenção Cultural Underground .  

Fotos das bandas: Andye Iore

Nenhum comentário: