sábado, 29 de julho de 2017

Terremotor lança CD em evento multicultural


O Projeto Zombilly representou o Clube do Vinil de Maringá no lançamento do CD da banda de surf music Terremotor, em Umuarama (a aproximadamente 165km de Maringá), no dia 2 de julho. O evento contou com apresentações artísticas, exposições, bazar cultural, além do show da banda à beira do Lago Aratimbó. Tudo com entrada gratuita.
Foi muito bacana a mobilização dos artistas e amigos para fazer o evento. Desde um simples discurso ao microfone bradando contra a falta de opção cultural, até a animação em apresentações bem ensaiadas. Assim passaram pelo local um grupo de teatro, outro de capoeira, exposição de ilustrações e de fotografia e também declamação de poesias.

A prefeitura autorizou o evento em espaço público. Porém, toda a iniciativa e trabalho foi por conta dos organizadores. É importante que a Secretaria de Cultura apoie mais efetivamente essas iniciativas porque é isso que forma público, estimula o aparecimento de novos artistas e a criação de mais eventos. Além, é claro, de levar o nome da cidade para a mídia. Bem ao contrário dos eventos com bandas covers que não formam público, não tem mídia espontânea e cobram ingresso. E ainda acontecem numa ilegalidade, já que as bandas tocam músicas de outros artistas que nunca recebem pelo uso indevido de suas composições.
Já as bandas com som autoral divulgam o nome de município. Há algumas que até fazem músicas sobre a cidade. Como a Terremotor. O trio formado em 2015 tem uma canção chamada "Piratas do Lago Aratimbó". A banda também é presença constante nos palcos da região, tocando com frequencia em Maringá e Londrina, levando o nome de Umuarama para outras comunidades. Público interessado em eventos autorais sempre tem em qualquer lugar. Prova foi o lançamento do CD do Terremotor conforme mostram as fotos.






* Confira a página do Terremotor no Reverb Brasil .
* Confira a página do Terremotor no Facebook .
Fotos: Andye Iore

Nenhum comentário: