quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Morre palhaço Lero-Lero


O palhaço Lero-Lero (foto) morreu ontem (6) em Maringá. Aos 71 anos, Augusto Cesar Castelo Branco fazia tratamento na córnea e estava internado no hospital. Uma tristeza para a cultura para Maringá. Fazia trabalho voluntário e dependia da ajuda de muita gente para sobreviver de sua arte. 

Tenho uma passagem bem bacana com Lero-Lero. Levei ele para ver o filme "I clown", de Fellini, no projeto Um Outro Olhar, no CineFlix (então Cinesystem na época). Há aproximadamente 15 anos isso. A ideia era fazer reportagem do filme sobre circo pela ótica do palhaço maringaense. 
Final do filme, Lero-Lero chorando pelo tom emotivo felliniano. Ao conversar com ele para pegar informações para o texto, novamente lágrimas. Ele me agradeceu por levá-lo para ver um filme tão belo que ele não conhecia. Ainda mais sobre sua profissão. 

Desde então, quando me encontrava depois de algum tempo sem nos vermos, ele falava: "Você que me levou para ver o filme do circo, né?!?". 
Essa foi uma das reportagens mais bacanas que fiz culturalmente. Foi para a coluna Supers, do jornal Hoje Maringá. Mesmo não ganhando nada pela coluna, fazia para que o jornal tivesse algum conteúdo cultural local relevante. E pude publicar materiais bem bacanas como essa reportagem com Lero-Lero falando de um filme sobre circo, de Federico Fellini. 

Infelizmente, não achei arquivo com essa reportagem. Segue ilustrando esse texto foto da UH/UEM. 

Nenhum comentário: