quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Morre palhaço Lero-Lero


O palhaço Lero-Lero (foto) morreu ontem (6) em Maringá. Aos 71 anos, Augusto Cesar Castelo Branco fazia tratamento na córnea e estava internado no hospital. Uma tristeza para a cultura para Maringá. Fazia trabalho voluntário e dependia da ajuda de muita gente para sobreviver de sua arte. 

Tenho uma passagem bem bacana com Lero-Lero. Levei ele para ver o filme "I clown", de Fellini, no projeto Um Outro Olhar, no CineFlix (então Cinesystem na época). Há aproximadamente 15 anos isso. A ideia era fazer reportagem do filme sobre circo pela ótica do palhaço maringaense. 
Final do filme, Lero-Lero chorando pelo tom emotivo felliniano. Ao conversar com ele para pegar informações para o texto, novamente lágrimas. Ele me agradeceu por levá-lo para ver um filme tão belo que ele não conhecia. Ainda mais sobre sua profissão. 

Desde então, quando me encontrava depois de algum tempo sem nos vermos, ele falava: "Você que me levou para ver o filme do circo, né?!?". 
Essa foi uma das reportagens mais bacanas que fiz culturalmente. Foi para a coluna Supers, do jornal Hoje Maringá. Mesmo não ganhando nada pela coluna, fazia para que o jornal tivesse algum conteúdo cultural local relevante. E pude publicar materiais bem bacanas como essa reportagem com Lero-Lero falando de um filme sobre circo, de Federico Fellini. 

Infelizmente, não achei arquivo com essa reportagem. Segue ilustrando esse texto foto da UH/UEM. 

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Mercadão ganha o "Cantinho das cervejas"



O Mercadão de Maringá tem mais uma atração. A partir de hoje (11) tem o "Cantinho das cervejas". O apelido é informal, mas cabe como uma luva. Os bares Sabores da America, DKN´s Sport Bar e Sabores do Malte somam seis pontos nos fundos do Mercadão com uma ampla variedade de cervejas. Desde as tradicionais garrafas da Ambev até chopps artesanais de pequenas cervejarias maringaenses.

Será inaugurado hoje (11) o DKN´s Sport Bar. São nove torneiras com chopps dos rótulos da Ambev e artesanais. O destaque é um telão de 3 x 2,20 metros acima do balcão do bar. E mais seis aparelhos de televisão. Tudo para transmitir ao vivo jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol, National Basketball Association (NBA), National Football League (NFL), entre outras modalidades.

Em frente, o Sabores da América/DKN´s completa um ano com sucesso no cardápio. Porções, lanches e refeições. Destacando os cortes de carne americanos. Hoje também estreia cardápio novo.


Somente no Sabores do Malte são 36 torneiras no contexto americano - "drink local" ("beba local") - com chopps de Maringá. Desde as premiadas das cervejarias já estabelecidas até produção própria. E também um cardápio variado com bons acompanhamentos para os chopps. O espaço melhora o conceito lançado por eles no bar do Alameda Muffato, no Novo Centro, que tem 16 torneiras.

O "Cantinho das cervejas" já é referência para quem quer curtir uma boa e gelada cerveja com os amigos. Com certeza terá uma (ou muitas) cerveja que vai agradar. Para melhorar ainda mais, é no espaço entre os bares que acontece todo mês a Feira do Clube do Vinil de Maringá.
O Mercadão fica na avenida Prudente de Morais, 601, em frente ao estádio Willie Davids.
Fotos: Andye Iore

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

Premiado “Leste Oeste” está em cartaz no Paraná



O premiado filme londrinense “Leste Oeste”, de Rodrigo Grota, está em cartaz nos cinemas paranaenses. Em Maringá hoje (14) é a última oportunidade de ver no CineFlix (com sessões às 20h10 e 22h, no Shopping Maringá Park). Em Londrina é no Cine Royal Plaza (às 17h30 e 19h15). Além de Ponta Grossa e Curitiba, também há sessões em outras 11 cidades brasileiras.
A exibição nos cinemas do Paraná é uma parceria entre o governo do Estado, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Banco de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE).  Apesar de atrasado, vale a ida ao cinema. O filme feito em 2014, estreou em 2016 e somente agora entra em circuito comercial. Até então, rodou festivais em todo o mundo e conquistou prêmios em diversos eventos. Como nos Estados Unidos, Holanda, México, entre outros.

É uma obra com perfil de festival. Dramas e disputas familiares, encontros e desencontros amorosos, trilha roqueira bacana, entre outros aspectos que afastam um filme de grandes bilheterias. Mas tem seu público fiel e agrada a crítica.
O enredo mostra um piloto de carro de corridas que volta para sua cidade depois de anos em outros países. O retorno bate de frente com a rivalidade com o pai, o amor enrustido pela cunhada e o encontro com o sobrinho adolescente que segue seus passos profissionais.



“Leste Oeste” é filme para ver num cinema com bom sistema de som. Além dos inúmeros diálogos, há diversas cenas com “quase silêncio”. Onde o som do vento, do cigarro queimando, do passar de fotos em papel são ressaltados como que ilustrando o sentimento das personagens. Sem contar a trilha sonora de Rodrigo Guedes, da banda Grenade. “O Grota me pediu três músicas da banda e eu fiz a trilha com músicas originais que compus especificamente para o filme”, comenta Guedes. A parceria entre os Rodrigos já vai para a sexta produção. Incluindo uma série de TV e outro filme a estrearem em breve. A trilha tem ainda música do Killing Chainsaw.



MUNICIPAL - Além da banda local na trilha “Leste Oeste” ainda mostra outros aspectos londrinenses, incluindo personagens e cenários. Como o jornalista José Maschio “Ganchão” num dos papéis principais, parte da equipe do Cine Guerrilha na assistência, o Autódromo Internacional Ayrton Senna, as tradicionais casas de madeira, a silhueta de prédios no sol poente, entre outros. Sem contar o nome do filme que ilustra bem as idas e vindas das personagens no enredo. Tudo bancado com lei municipal de incentivo à cultura Promic. Um raro e feliz exemplo de como beneficiar artistas locais leva o nome e a imagem da cidade com destaque para outros países.
Grota já tem mais de 20 obras na filmografia e trabalha em outros três projetos novos que estrearão até 2021. Entre eles, a cinebiografia do escritor Lima Barreto.



FILME
“Leste Oeste”
Direção e roteiro: Rodrigo Grota
Drama, 1h25
Elenco: Felipe Kannenberg, Bruno Silva, Filipe Garcia, Simone Iliescu, José Maschio
Trilha sonora: Rodrigo Guedes



quarta-feira, 19 de junho de 2019

Wood Surfers apresenta disco em Maringá


A véspera de feriado (hoje, 19) será especial em Maringá. A banda londrinense de surf music Wood Surfers apresenta seu disco de estreia homônimo com show no bar da cervejaria Araucária (ex-Beaver Tap House, na praça Rocha Pombo, 248, centro de Maringá). 
O evento terá também gastronomia com o Carnes Fernandes assando porções na hora e discos de vinil com O Porão Discos. O evento começa às 19h com entrada gratuita. 

Curiosamente, o Projeto Zombilly (que faz parte da loja O Porão Discos) une dois parceiros que já participaram de outros eventos anteriormente. Já fizemos diversos shows no bar da família Fernandes (na avenida São Paulo) assim como também eventos na fábrica da Araucária. E agora as duas marcas são vizinhas com seus novos empreendimentos na praça Rocha Pombo, no centro da cidade. A Araucária com suas cervejas artesanais premiadas e o Carne Fernandes com suas porções que você pode escolher a carne e eles assam na hora.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Araucária assume bar no centro de Maringá



A Cervejaria Araucária agora comanda o ex-Beaver Tap House, na praça Rocha Pombo, 248, no centro de Maringá. O bar passará por adequações para ficar com o perfil da cervejaria maringaense. Mas já atende com nova equipe.
Por enquanto são dez torneiras, incluindo chopps de rótulos premiados. Além de lanches e porções que já são conhecidos dos eventos na fábrica local.
E, claro, tudo embalado por rock´n´roll, o que caracterizou a Araucária como a cervejaria mais roqueira da cidade.
Foos: Andye Iore




terça-feira, 12 de março de 2019

Loja O Porão Discos divulga agenda de eventos


A loja O Porão Discos anuncia sua participação em eventos nos dois próximos meses. Incluindo no Clube do Vinil de Maringá e em Curitiba. Seguindo o calendário que já fazemos desde 2014 com eventos especiais no Clube do Vinil de Maringá em abril terá mais um Record Store Day, com atividades paralelas que serão anunciadas ainda. E, claro, discos especiais e promoções como fizemos nos últimos anos. 
Apesar do Record Store Day não ter eventos oficiais no Brasil, nós fazemos em Maringá nos últimos quatro anos para valorizar os colecionadores de discos de vinil. 
Vale ressaltar que nas feiras do CVM outros expositores também tem algumas das edições limitadas do Record Store Day. Na imagem abaixo alguns dos discos que estarão á venda nesses eventos. 

- 16 de março, sábado – 36ª Feira do Clube do Vinil de Maringá, no Mercadão de Maringá. A loja estará fechada;
- 23 de março, sábado – 7ª Feira Nacional Curitiba Vinil, n´A Travessa, em Curitiba. A loja estará aberta entre 9h e 14h;
- 6 de abril, sábado – Pré-Record Store Day, em Maringá. A loja estará aberta entre 9h e 12h;
- 13 de abril, sábado – Record Store Day, no Mercadão, em Maringá, mais um evento a ser anunciado em breve. A loja estará fechada.
 



A loja O Porão Discos fica na rua Lauro Werneck, 787,em frente a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Fone: (44) 3040-1970. Horários:
- semana entre 13h30 e 19h30
- sabado entre 9h e 14h