quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Prefeitura de Maringá anuncia ações para o Hip Hop


O hip hop é um movimento que engloba vários elementos como RAP (música), break (dança), graffiti (arte plástica), entre outros. Todas com muitos adeptos em Maringá. A Prefeitura apoia as iniciativas que valorizam estas artes. O que ficou claro durante o primeiro Congresso Brasileiro de Breaking (foto) realizado no começo de novembro.

Os secretários de Cultura, Victor Simião, de Juventude e Cidadania, Emmanuel Predestin, e de Esportes e Lazer, Robson Xavier, participaram do Congresso e anunciaram novidades que valorizam ainda mais a cultura de rua. A Prefeitura vai disponibilizar a Vila Olímpica para um projeto de grafiti, realizará um evento em praça pública, promoverá a formação de público, apoiará eventos, entre outras iniciativas.
A gestão Ulisses Maia amplia as ações, como aconteceu com a Semana do Hip Hop. O próprio Convite à Música também valoriza a arte.

CONGRESSO - O Congresso Brasileiro foi o ponto de partida para trabalhar o breaking como esporte olímpico em Paris em 2024. Maringá recebeu palestras, show de MC, apresentação dos “masters” do breaking, entrevistas ao vivo, competição entre quase 100 b-boys e b-girls de todo o Brasil, entre outros. Embora os maringaenses tenham participado com boas performances, os títulos foram para outros estados.

Confira os campeões do Breaking:
• Masculino:
Final entre Kapu (RJ) x Kley (PA).
Kley campeão

• Feminino
Final entre Mini Japa (PA) x Toquinha (SP).
Toquinha campeã


Foto: Andye Iore 

segunda-feira, 8 de março de 2021

Filme “Shoplifters of the World” é deleite para fãs dos Smiths

 

Um filme cheio de músicas de uma das bandas mais bacanas da história do rock. Assim é “Shoplifters of the World”, de Stephen Kijak, que estreará no final do mês.

No enredo, uma brincadeira entre amigos faz com que um grande fã da banda The Smiths invada uma estação de radio em Denver, nos Estados Unidos, e obrigue o DJ a só tocar músicas da banda a noite toda. Enquanto isso, pessoas que estão num bar da cidade acompanham pelo radio o desenrolar do que acontece na estação. Filme se passa em1987 e mostra a relação das pessoas ao som do The Smiths. Inclusive com algumas falas da personagens sendo trechos de músicas dos Smiths.

O filme é dirigido pelo americano Stephen Kijak que já fez vários filmes e documentários musicais. Entre eles sobre Scott Walker, Rolling Stones, Lynyrd Skynyrd, entre outros.

Não é exagero o destaque que The Smiths ganha com “Shoplifters of the World”. Apesar da banda ser de rock alternativo, tem fãs em outros segmentos da música. E também pelas abordagens veganas, políticas e sexuais em suas letras.

A banda foi formada em 1982 em Manchester, na Inglaterra, com uma inusitada sonoridade entre punk e folk, sendo a única com esse tipo de som. Ficando depois mais introspectivo. Lançou apenas quatro discos até acabar cinco anos depois. Sem nunca se reunir novamente, apesar de todos os músicos ainda estarem vivos e grupo vender muitos discos.

DISCOS OFICIAIS
● “The Smiths” (1984)
● “Meat Is Murder” (1985)
●”The Queen Is Dead” (1986)
● “Strangeways, Here We Come” (1987)

A banda tem várias coletâneas, destacando “Hatful of hollow” (singles e sobras de stúdio, 1984), “Louder than bombs” (duplo,1987), “The world won´t listen” (1987), “Rank” (ao vivo,1988) , “The sound of The Smiths” (2008), “Singles box” (2008), entre outras.

Tantas músicas bacanas que também embalaram diversas trilhas sonoras de filmes e séries. Não só depois que a banda ficou famosa, mas ainda em atividade como em “Pretty in pink” (1986). Também esteve nos filmes “Shaun of the dead” e “The wedding singer”. E algumas vezes até com duas músicas. Como em “500 days of summer” e “Bumblebee”. Além da cena memorável com a bela Natalie Portman dançando ao som de “How soon is now”,no filme “Closer”.

E ainda nas series “America horror story”, “Queer as folk”, entre outras. Com destaque para “Black mirror”, onde foi tema do episódio “Hang the DJ”, na quarta temporada, com a música “Panic”.

O filme “Shoplifters of the World” tem previsão de estreia no dia 26 de marços nos Estados Unidos e ainda não tem data para o Brasil. A música “Shoplifters of the World Unite” foi lançada no disco “The World Won't Listen” em 1987.

● Veja trailer do filme “Shoplifters of the world”: