sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Zumbis na universidade

Não falta mais nada. Estudiosos do departamento de Matemática da Universidade de Ottawa, no Canadá, publicaram uma pesquisa sobre modelos de progressão de doenças infecciosas.
Algo normal e que acontece em todo instituição de ensino superior. Mas a curiosidade é que o assunto da pesquisa foi: “Quando os zumbis atacam: um modelo matemático de um foco de infecção zumbi”.
O estudo tem 18 páginas repletas de gráficos e fórmulas matemáticas complexas baseadas na mitologia dos filmes de terror com os mortos-vivos:
"As in all other models, if 6= 0, then S + I + Z + R ! 1, so we set = = 0.
When Z = 0, we get our usual disease-free equilibrium,
( S; I; Z; R) = (N; 0; 0; 0) :"

O tema não é novo. Já foi abordado aqui no “Zumbis: guia de sobrevivência”
Mas este estudo matemático foi mais longe e criou até um novo capítulo na mitologia: os zumbis podem ser curados e voltar a ser humanos. Eu traduzi um trecho sobre isso:

“Suponhamos que seríamos capazes de produzir rapidamente uma cura para o zumbiismo. Nosso tratamento seria capaz de permitir que o indivíduo zumbi voltasse à sua forma humana novamente. Uma vez humano, no entanto, o novo homem ia voltar a ser suscetível de se tornar um zumbi. Assim, a nossa cura não prevê imunidade. Aqueles zumbis que ressuscitaram dentre os mortos e que receberam a cura, também seriam capazes de retornar à vida e viver novamente como eles faziam antes de entrar na classe R. Coisas que precisam ser consideradas agora:
- Uma vez que temos o tratamento, já não necessitam da quarentena;
- A cura de zumbi permitirá regressar à sua forma humana original, independentemente de quão
ele se tornou zumbi em primeiro lugar;
- Qualquer zumbi curado se torna sensível novamente; a cura não prevê imunidade.”

Confira a pesqisa em arquivo PDF.

Nenhum comentário: