segunda-feira, 28 de maio de 2012

Neil Young celebra o folk com regravações


Já está disponível na internet o novo disco de Neil Young. “Americana” é uma bela homenagem à música americana folk.Há clássicos como a folclórica “Oh Susana” e “This land is your land”, de Woodie Guthrie, que virou uma baladinha arrastada com refrão bem melódico e pegajoso.
A (grata) surpresa fica por conta da versão para “God save the Queen”, tradicional canção popular do século 18, que fecha o disco num ritmo de marcha, como inspirava soldados ingleses e americanos em guerras.
Nem a repetitiva “Tom Dula” causa alguma reclamação em quem ouve. “Gallows pole” deve deixar Jack Black corado de vergonha, pois o velhote Neil Young ensina como fazer bem feito o tal rock com inspiração retro. Até na divertida “Get a job” parece que a banda está brincando, mas no fundo está lá a tal da guitarra distorcida.

Um dos grandes momentos do disco é o country “Travel on”. Impossível não bater o pé ouvindo. Já “Wayfarin strange” lembra os melhores momentos acústicos de do clássico “Comes a time”.
Esse é o primeiro disco que Neil Young grava com a banda Crazy Horse depois de nove anos e o primeiro com a formação clássica em 16 anos. Não poderia sair coisa melhor. Mesmo Neil Young gravando bons discos sozinho ou com outras bandas, é com o The Crazy Horse que há um entrosamento e inspiração que fazem com que essa seja considerada uma das melhores bandas de apoio de todos os tempos.
Apesar do gênio idolatrado de Neil Young, a banda é que fez os arranjos da maioria das 11 canções do disco. E os tiozões estão em grande forma, tocando muito melhor que a maioria das bandas atuais. E o mais impressionante de tudo é ver como um senhor de 66 anos consegue ser tão rock´n´roll mesmo muito longe de sua melhor forma histórica!

“Americana” será lançado oficialmente no dia 5 de junho.
Ouça aqui o disco “Americana” de Neil Young & The Crazy Horse.

Nenhum comentário: