quarta-feira, 19 de junho de 2013

Um dia histórico nas ruas de Maringá



Acompanhei quase todo o protesto hoje em Maringá. Fui embora para editar as fotos e video (acima) quando os manifestantes estavam na Horácio Racanello a caminho do terminal. A avaliação geral é de muita satisfação por isso ter acontecido em minha cidade. É certo que não houve uma unidade, uma demanda clara, que o trajeto era incerto em alguns momentos. Mas foi muito bonito de ver tantas pessoas – não há número oficial, mas aposto em mais de 15 mil pessoas – juntas, sendo a maioria de adolescentes.
Qual foi a pauta? Partiu do reajuste da passagem do transporte público, passou a xingar a presidente Dilma, criticou vereadores, ameaçou um tumulto na prefeitura, reclamaram da PEC 37, criticaram a Copa do Mundo, pediram maconha e esquentaram (e muito) a orelha do prefeito Pupim, o mais criticando, xingado e ofendido durante todo o evento.
Um aspecto bem positivo foi não terem aceitado a participação de partidos políticos no começo da passeata. Já que o protesto parte do princípio que os problemas que acontecem no país são causados por... políticos. Assim, o caminhão de som com militantes políticos foi por um lado e a multidão para outro.
Vi (lamentando) companheiros de imprensa trabalhando sem identificação. Herança carregada com medo de abordagens e intimidações por tantos conchavos dos jornais, programas de televisão e rádios maringaenses com o poder estabelecido: prefeitura, Câmara de Vereadores e Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) que despejam verbas publicitárias na mídia para publicação/divulgação de material parcial... triste tradição na imprensa maringaense. Não foi à toa que um jornal, uma emissora de TV e um programa noticioso na hora do almoço também ganharam seus xingamentos dos manifestantes.
Resta ver como a tradicional imprensa local vai apresentar o protesto, já que tudo já foi dito e mostrado hoje na internet. Inclusive com cobertura em tempo real em sites e até pelos próprios manifestantes que publicavam fotos e textos pelo celular durante a passeata.

3 comentários:

Dinor Chagas disse...

Parabéns, Andye. Como sempre, atento com seus olhos de lince com visão além do alcance

Dinor Chagas disse...

Parabéns Andye. Sempre atento com seus olhos de lince...

Jefferson Gomes disse...

Estou orgulhoso destes 10, 15 mil manifestantes. Parece, espero eu, que a "cidade" está acordando após 66 anos de sono profundo. Vamos ver se acordamos mesmo nas próximas eleições.