sexta-feira, 13 de março de 2015

Uma tour tosquera de quatro dias por São Paulo

garage-sonics
The Sonics tocando em São Paulo
garage-sonics2
Andye Iore grudado no palco, do lado esquerdo, em destaque no círculo em branco
garage-chucro
O Lendário Chucrobillyman representou o rock tosquera brasileiro
garage-drakula
Drakula com novo repertório de um EP que sairá em vinil
garage-boneyard
The Boneyard Club com bom repertório e postura ao vivo
great munzini01
Rock tosquera indiano acrobático com The Great Munzini
garage-amazing
Um Amazing incomoda muita gente... dois Amazings incomodam muito mais...


Sempre que viajo procuro aliar o trabalho com a possibilidade de ver algum show bacana. A minha última viajem para São Paulo foi uma das mais bacanas nesse sentido. Fui buscar encomendas de discos para a feira do Clube do Vinil (passando em seis lojas de discos), vi o show das lendas do The Sonics e estiquei até Campinas, Sumaré e Sorocaba para rever amigos e ver shows bem legais.

Ainda estou impressionado com o show do The Sonics. Cinco tiozinhos com idade media de 65 anos entram no palco com camisas country e parece que você está vendo aqueles idosos que vão comer pastel na feira e mal conseguem andar.
Aí começa o show e mal dá para acreditar: barulho, distorção, bateria espancada e vocais gritados. E seguem músicas que você ouve por muitos anos (e que eu sempre toco no rádio ou no som dos shows do Projeto Zombilly).

Eu grudei da frente do palco e não saí até o final do show. Era uma daquelas situações que você guarda na memória para sempre. Ver ali a poucos centímetros de distância músicos que você sempre admirou e que jamais achava que veria ao vivo. De cara ouvir "Cinderella" abrindo o show sentindo o som da caixa à minha frente direto na pele. E o set alternou músicas novas do disco novo - "This is The Sonics", gravação de album de estúdio depois de quase 50 anos - com clássicos e versões de The Wailers, Little Richard, Richard Berry.
Foi bonito de ver e ouvir o público cantando a groovy "Have love, will travel" e quase se descabelar com "Psycho" fechando o set. Lógico que a banda voltou para o bis. A nova "I don´t need no doctor" (versão de Ray Charles) e as clássicas "Strychnine" (uma música ruim para pessoas ruins ensinada pelo The Cramps) e "The witch" que deixou qualquer fã mais fã ainda.
Vale ressaltar a simpatia da banda visivelmente feliz por tocar para um público que conhecia seu som e cantava junto. Isso fez com que eles continuassem a tocar mesmo com os problemas e falhas do equipamento no palco. Aliás, uma péssima escolha o Audio Club para esse show. Além do péssimo som, seguranças despreparados para lidar com pessoas em evento, atendimento ruim nos balcões e faltou cerveja.

MONOBANDA - Mas, valeu pelo grande show. A noite começou com o curitibano O Lendário Chucrobillyman emocionado e ansioso: "Nem esperava tocar aqui para tanta gente e abrindo pro Sonics...", disse no começo do set que teve músicas aceleradas para botar o público já no clima do garage rock tosquera. O show foi baseado no disco novo "ManMonkey" e encerrado com uma versão de Hasil Adkins.

TURISMO - De São Paulo fui para Campinas ver o show do Drakula no Fomento Skate Spot, em Sumaré. Sempre bom ver show dos amigos do Drakula e teve uma surpresa bacana com show da banda de hard core The Boneyward Club, influenciada por Circle Jerks e Agent Orange.

De Campinas fui para Sorocaba encontrar outros amigos. A festa começou com show do sempre divertido The Amazing Onemanband. E seguiu com o trio formado pelo uruguaio Coco, o holandês G e o paulistano Luis Tissot é que  diversão garantida no palco como The Great Munzini, na loja Revolver Kustom. Para o público e eles mesmos que saem suados do show. Bons papos depois do show, uma soneca num hotel e novamente rodoviária para São Paulo pegar o ônibus de volta para Maringá. Uma maratona cansativa, mas muito feliz e cheia de camaradagem.
Um agradecimento aos amigos Adelvan Barbosa (de Aracaju) pela companhia sempre legal, ao Renan Fattori pela hospedagem sempre acolhedora, pelo Vitor Leite também pela camaradagem de sempre e tantos outros amigos que reencontrei nesses quatro dias de viagem. Até mesmo aqueles que só dei um tchau de longe porque não queria perder meu lugar na frente do palco no show do The Sonics.


SETT LIST DO THE SONICS:
Cinderella
Shot Down
He’s Waitin’
Dirty Robber
Have Love, Will Travel
Sugaree
You’ve Got Your Head on Backwards
Be A Woman
I Got Your Number (666)
Keep a Knockin’
Bad Betty
Boss Hoss
Hey Mamma Look At Little Sister
Money (That’s What I Want)
Louie Louie
Psycho
BIS: I Don’t Need No Doctor
Strychnine
The Witch
Fotos: Andye Iore / Foto do Sonics no palco: Mila Maluhy

Nenhum comentário: