domingo, 23 de julho de 2017

Engolindo a ideia original dos outros


O McDonald´s sempre é alvo de protestos, seja contra o capitalismo, seja contra a matança de animais e consumo de carne. Quem ver o filme “Fome de poder“ (“The founder”, 2016) ficará com mais raiva ainda. O filme pode até dar uma sensação de arrependimento para quem não liga para os protestos e é cliente da rede gastronômica. Isso porque o filme mostra como a empresa foi criada e se desenvolveu se tornando uma das principais companhias alimentícias do mundo.
O motivo da sensação negativa é que o empresa cresceu porque um terceiro sócio, Ray Kroc, tomou a iniciativa e passou na frente dos sócios originais, os irmãos McDonalds, Richard e Maurice, que criaram a primeira lanchonete em San Bernardino, California, no começo da década de 1950.

O filme mostra que do outro lado do país, um fracassado vendedor de máquina de milk shake não tem sucesso em suas diversas investidas comerciais. Até que Kroc recebe um incomum pedido para oito de suas máquinas que sempre eram recusadas pelas lanchonetes e restaurantes. O vendedor decide conhecer pessoalmente o novo estabelecimento que está com grande movimento e comprando mais equipamentos.
Ao chegar, ele encontra o McDonald´s cheio e aborda os donos com interesse em descobrir o motivo do sucesso. Os irmãos McDonalds sempre foram receptivos e não esconderam nada, abrindo a cozinha e os planos. O ganancioso vendedor insiste em se tornar sócio, cria um plano de franquias (que foi rejeitado a princípio pelos reticentes irmãos) e aos poucos vai descumprindo o contrato de sociedade implantando novidades que iam contra a ideologia gastronômica dos irmãos, mas gerava mais lucro para a empresa.
Até que o convívio se torna insuportável. O caso vai parar na Justiça, mas o vendedor acaba superando os sócios originais e numa jogada compra a marca dos irmãos que são proibidos de usar o próprio nome no restaurante, que fecha anos depois pela concorrência do McDonalds que se expande pelo país.
O comportamento de Kroc é tão desprezível que depois de comprar a rede MacDonalds e ficar milionário, ele se separa da esposa que ficou com ele todos os anos de fracasso e acaba com o casamento de um dos franqueados, ficando com a mulher do dono de uma das franquias da rede.

INOVAÇÃO - Entre as curiosidades sobre os bastidores dos negócios está como os irmãos McDonalds criaram um novo sistema de atendimento agilizando os serviços e diminuindo o tempo de espera dos clientes. O que também modificou a maneira como as pessoas comiam lanches na época. Como as tradicionais lanchonetes 50´s retratadas nos filmes com os clientes estacionando o carro ao redor da lanchonete e as garçonetes atendendo de patins. As refeições eram levadas até o carro onde as pessoas comiam.
O McDonalds tem 35 mil pontos de venda em 119 países. Na história formal, Kroc é apresentado como fundador da empresa e dá entrevistas se gabando de como fez a marca crescer, ressaltando seu comportamento de persistência nos negócios.  
O filme tem 1h55 de duração, é dirigido por John Lee Hancock que em 2013 fez outro filme sobre um empresário americano de sucesso, “Walt nos Bastidores de Mary Poppins”, sobre Walt Disney. O elenco de “Fome de poder “ tem Michael Keaton (de "Birdman", 2014) como protagonista interpretando Kroc.
* Veja o trailer de “Fome de poder” .


2 comentários:

Lidineide A. Silva disse...

O eterno Batman interpretando um vilão do mundo capitalista?
Obrigada pela dica.
Próximo filme a assistir.

Tito Maciel disse...

Boa dica...Andye Iore!!