Não falta mais nada. Estudiosos do departamento de Matemática da Universidade de Ottawa, no Canadá, publicaram uma pesquisa sobre modelos de progressão de doenças infecciosas.
Algo normal e que acontece em todo instituição de ensino superior. Mas a curiosidade é que o assunto da pesquisa foi: “Quando os zumbis atacam: um modelo matemático de um foco de infecção zumbi”.
O estudo tem 18 páginas repletas de gráficos e fórmulas matemáticas complexas baseadas na mitologia dos filmes de terror com os mortos-vivos:
"As in all other models, if 6= 0, then S + I + Z + R ! 1, so we set = = 0.
When Z = 0, we get our usual disease-free equilibrium,
( S; I; Z; R) = (N; 0; 0; 0) :"
O tema não é novo. Já foi abordado aqui no “Zumbis: guia de sobrevivência”
Mas este estudo matemático foi mais longe e criou até um novo capítulo na mitologia: os zumbis podem ser curados e voltar a ser humanos. Eu traduzi um trecho sobre isso:
“Suponhamos que seríamos capazes de produzir rapidamente uma cura para o zumbiismo. Nosso tratamento seria capaz de permitir que o indivíduo zumbi voltasse à sua forma humana novamente. Uma vez humano, no entanto, o novo homem ia voltar a ser suscetível de se tornar um zumbi. Assim, a nossa cura não prevê imunidade. Aqueles zumbis que ressuscitaram dentre os mortos e que receberam a cura, também seriam capazes de retornar à vida e viver novamente como eles faziam antes de entrar na classe R. Coisas que precisam ser consideradas agora:
- Uma vez que temos o tratamento, já não necessitam da quarentena;
- A cura de zumbi permitirá regressar à sua forma humana original, independentemente de quão
ele se tornou zumbi em primeiro lugar;
- Qualquer zumbi curado se torna sensível novamente; a cura não prevê imunidade.”
Confira a pesqisa em arquivo PDF.
sexta-feira, 21 de agosto de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário