quarta-feira, 16 de abril de 2014

Falta quatro dias para acabar a exposição sobre David Bowie



No próximo domingo (20) encerra a exposição “David Bowie” no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. O evento é organizado pelo Victoria and Albert Museum (V&A), de Londres, e os mais de 300 itens originais apresentados são os mesmos já expostos apenas em Toronto e Londres até agora. Vale ressaltar os 47 figurinos que mostram como David Bowie é um dos mais influenciadores ícones do show business, da música para a moda, passando pelo cinema, literatura e artes plásticas.

Quem já foi certamente passou um bom tempo na fila. A direção do MIS justifica que a demora é para dar mais conforto aos visitantes. “Apenas 200 entram por vez na exposição. Assim todos podem ver com tranquilidade. Temos horários alternativos”, explicou a assessoria de Comunicação do museu.

Com isso, você passa alguns minutos na fila se chegar cedo ou horas se for mais acomodado e achar que só você e ninguém mais gosta de David Bowie. Compra o ingresso na bilheteria, onde precisa deixar sua bolsa. Se for esperto e não acomodado, pode comprar antecipado nas lojas Youcom no shopping Frei Caneca, Ibirapuera e Bourbon. Mas você não já começa a ver a exposição. Ainda enfrenta dois lances de escada e angústia, pega seu fone de ouvido e aí começa sua viagem.

Aliás, o fone de ouvido merece um bom ajuste. Afinal, através dele se tem uma das melhores partes da visita: a trilha sonora em cada ambientação. Para quem não é fã não adianta muita coisa, pois a pessoa não faria distinção entre a música do David Bowie ou de Reginaldo Rossi com as ambientações nas salas.  Mas para os fãs é um deleite entrar numa sala, reconhecer a capa de um disco, o pôster de um filme, o figurino de um vídeo e começar a ouvir a música respectiva.

Uma sacada bacana foi ter feito as salas por tema e não por cronologia. Destaques para o cantinho espelhado de “Starman”, a capa gigante de “Scary monsters” (ou o último disco bom do David Bowie), o figurino do pierrô do vídeo de “Ashes to ashes”.
Ironicamente, há poucos instrumentos na exposição: um saxofone, um violão, uma guitarra e uma mesa de estúdio da fase trilogia de Berlim. O cinema também está bem representado destacando “Labirinto” e “Basquiat”, que tem um pôster incrível na parede que dá vontade de arrancar e sair correndo. E, claro, a parte que mais surpreende: a escadaria com os livros suspensos relacionados à obra de Bowie e com figurinos criados pelo estilista Kansai Yamamoto.

HISTÓRIA - O Camaleão do Rock nasceu David Robert Jones, em Londres, Inglaterra, a 8 de janeiro de 1947. David Bowie tem hoje 67 anos, lançou 25 álbuns e atuou em 39 obras entre filmes, series e vídeos. É o 25º artista que mais vendeu discos na história da música com 140 milhões de cópias vendidas.

HORÁRIOS - E, justamente, para ajudar o público a conferir a exposição nessa última semana que o MIS preparou horários especiais. Hoje (quarta-feira) das 12h às 21h; amanhã (17) e sexta-feira (18) das 10h às 3h da amdrugada; sábado (19) das 10h até às 22h de domingo (20). Ou seja, dois dias seguidos com a exposição aberta. 

* Saiba mais sobre a exposição sobre "David Bowie" no MIS.

Nenhum comentário: