quinta-feira, 6 de março de 2008

Zumbis que fazem rir

O premiado quadrinhista espanhol Sergio Aragones já perturbou a ordem nas histórias de fantasia medieval e no universo dos super-poderes da DC e Marvel. Mas, uma das mais divertidas histórias (e, lamentavelmente, mais curtas) é “Dia de Los Muertos”, onde ele e Mark Evanier brincam com o tradicional, exótico e folclórico feriado mexicano.

O próprio Aragones é o narrador e personagem da revista. Ele chega em um povoado no México e é atormentado por turistas norte-americanos que lotam a cidade e o deixam sem hotel. A partir daí, ele narra situações comuns aos turistas em qualquer lugar do mundo como roteiros “roubadas” e a falta de bom senso ao deixar de conhecer as atrações locais para ir ao McDonald´s. Além das divertidas seqüências com piadas, a história também tem crítica social ironizando a corrupção na política e a ganância de empresários milionários.

Mas a história fica boa mesmo a partir da metade da revista quando entram em cena os zumbis. Com o cemitério local profanado pelos turistas, os mortos saem das tumbas e começam um ataque furioso contra os turistas bobalhões que tentam fugir sem entenderem o que está acontecendo.

“Dia de Los Muertos” foi lançada pela Dark Horse em 1998 e no Brasil pela Pandora em 2001.
A edição é história fechada em única edição com 24 páginas e custa R$ 4,50.

Nenhum comentário: