sábado, 11 de julho de 2009

Como foi o debate

O debate no Festival Paraíso do Rock sobre a produção do rock independente no Brasil começou por volta das 20h25 e foi até 21h55. Aproximadamente 120 pessoas ocuparam as cadeiras da Casa da Cultura para acompanhar o debate.

Mesa com os convidados no debate

Participaram da mesa (pela ordem na fotografia acima): Ilson (Zefirina Bomba), Nevilton, Andye Iore (como mediador), Marcelo Domingues (Demo Sul), Felipe Vizzotto (representando o público), Beto Vizzotto (organização) e Wander Wildner.
Houve uma rápida apresentação do trabalho de cada um da mesa e eu abri o debate puxando pelas dificuldades em se fazer bons eventos devido à falta de bom equipamento e estrutura dos bares.

Wander disse que tudo é muito ruim hoje pelo reflexo do capitalismo: "O cara [do bar] pensa que tem que ganhar dinheiro, aí coloca um equipamento barato, que é ruim para os músicos".
Marcelo comentou os projetos das Vilas Culturais em Londrina. Ilson disse que a partir de uma ação social começou a tocar e a organizar eventos por conta própria.


Abrindo o debate em Paraíso do Norte

Entre os assuntos abordados estavam apoio público, internet, interiorização dos shows, entre outros. Wander disse o motivo de não compor mais, sobre como escolhe as músicas que vai tocar e de como as bandas de hoje são ruins.
Wander estava bem humorado. Reclamou da influência do capitalismo na sociedade e também transformou o debate em uma palestra ao falar sobre a indústria automobilistica.

Assim que o debate foi encerrado, as cadeiras foram rapidamente tiradas do palco, Wander pegou o violão e começou seu show. E ele abriu a apresentação explicando sobre suas falas no debate.

Fotos: Pardal

Nenhum comentário: