quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Entrevista com BigTrep

A banda carioca BigTrep volta ao palco do Psycho Carnival e promete muita diversão no dia 18 (sábado). O grupo foi formado em 1986 e desde então compôs inúmeras músicas e volta e meia aparece em algum palco mostrando suas músicas com histórias de horror, bebedeiras e sexo. O som fica entre o rockabilly e psychobilly, com referencias de garage, jovem guarda e blues. É uma ótima oportunidade de ver um dos shows mais animados do cenário Billy brasileiro. Além do show, a banda informa que levará CDs e camisetas para vender. Batemos um papo com o guitarrista e vocalista Mauk, que comentou sobre a expectativa do Psycho Carnival, anunciou novidades, entre outros assuntos:

ZOMBILLY - A banda existe há quase 30 anos. Como é seguir tocando por tanto tempo nos mesmos esquemas independentes?
MAUK -
Olha com certeza tocamos porque gostamos. Não ficaria triste com condições mais legais. Porém, de uns anos pra cá, a coisa mesmo no independente melhorou muito sem comparação com os anos passados. Ainda bem porque seria triste se retrocedesse [risos]. Não dá pra viver disso. Mas, enquanto eu e o Edu e os rapazes estivermos de pé, vamos tocar o barco pra frente.

Vocês vão tocar no Psycho Carnival antes da principal atração do evento, o Batmobile. O que isso representa para vocês?
É, vamos fazer isso pela segunda vez. A última participação nossa foi no Carnival de 2006 onde tocamos também antes do Batmobile. Pra mim é uma honra e um prazer tocar com uma das minhas bandas favoritas. Afinal, quando começamos com a banda em 1986, o EP do Batmobile e a coletânea "Psycho Attack Over Europe", além de outros, rodavam frenéticamente nas fitas cassetes lá de casa...

Como está o trabalho da banda atualmente? Vocês estão compondo músicas novas ou só estão tocando?
Sim temos uma penca de músicas novas! Eu nunca paro de compor. Ando até perturbando os outros ultimamente pra fazer umas parcerias. Então enviei músicas para o Vlad, Coxinha, pras meninas do Diabatz, pro Bjorn do Wreck Kings, também um rapaz de Juazeiro do Norte me mandou uma letra pra fazer uma música pra banda dele e eu fiz. Quem sabe não pertubo o Jeroen Haamers [do Batmobile] pra fazer uma também... [risos] Sem contar meus trabalhos paralelos. Nosso último CD é de 2003. Temos um EP de 2004 mas é de canções vertidas para o Espanhol. Regravamos 13 músicas ano passado e vamos fazer o EMBOLACHA para lançar em Vinil e vai sair em CD também esse album se chama "Sem Destino". Temos também 11 músicas em inglês e devemos entrar em estúdio pra gravarmos depois do Carnival e Eu e Edu estamos compondo mais umas músicas para um CD de inéditas a ser lançado até o final do ano.

Quando vocês começaram não existia internet. Como vocês usam a net para divulgar o trabalho da banda e isso é uma ferramenta que possibilita as bandas sobreviverem sem gravadoras?
Bem, nós usamos tudo o que ela nos possibilita. Temos nosso site que ainda está em construção, o MySpace que não usamos muito mas está lá, também o Toque no Brasil, o email (bigtrep@gmail.com ) para contato, o perfil de Artista do Facebook pois o outro o FB acabou com ele. Olha, antigamente era um perrengue desgraçado e não sou saudosista. Hoje em dia é muito melhor para o artista divulgar e fazer o seu trabalho, se tornar conhecido. Sendo assim acho que é mais democrático e prático. Acho que enquanto artista você consegue sobreviver sem a gravadora, conquistar seu lugar. Mas isso não invalida de você poder ter parceiros. No caso gravadoras ou distribuidoras.

Como será o set no Psycho Carnival?
O Set no Psycho Carnival terá canções de todos os tempos da banda. Talvez coloquemos algo do disco que a ser gravado com canções em inglês e com certeza tocaremos covers. Ainda não sei o tempo que teremos no palco. Mas em Londrina o set tinha 18 músicas e só conseguimos sair do palco quando tocamos a trigésima música... [risos]. Acho que foi o quinto bis... [risos] Quanto as participações não pensamos em nada. Mas sempre é possível. Nós tocaremos também na segunda-feira, nas Ruínas, com o "Tributo a Gene Vinccent". Será BigTrep tocando Gene Vincent e mais umas... se bobear, fazemos o show tocando só The Clash emendado... [risos]

Qual será a formação que tocará no Psycho Carnival?
A formação é a mesma desde 2008 sendo que eu, Edu e Fernando estamos juntos desde 2004: Mauricio Garcia (Mauk) - voz e guitarra; Eduardo Garcia (Eddie Bopper) - voz e baixo acústico; Fernando Oliveira (Ollie888) – bateria e Leandro Guimarães (LCarburator) – guitarra.

• Confira o site oficial do Big Trep
MySpace
Toque no Brasil
Facebook

Nenhum comentário: