quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Quando o sonho da vida vale a pena



Ben Stiller não é o astro que faz só comédias bobas em Hollywood. Com seu filme novo “A Vida Secreta de Walter Mitty” ele mostra que é talentoso para fazer uma obra com boa história. E caprichou num meio termo entre filme de autor e comercial. O tal Walter Mitty é um funcionário quase insignificante numa grande revista que vai fechar para ficar somente na internet e prepara sua última versão impressa.
Mitty é o responsável pelo setor de negativos de fotografias da companhia. Paralelo ao trabalho enfadonho e isolado, ele vive em um mundo de fantasia e timidez. É do tipo daqueles que frente à de uma situação delicada, se imagina o herói cheio de ação e reação se saindo bem. Quando, na verdade, está imóvel e sem reação se dando mal. Até que o melhor fotógrafo da revista envia para Mitty os negativos das fotos para a última edição e o que seria a foto de capa não está junto.
O viajandão Mitty toma coragem e vai atrás do fotógrafo desvendar o mistério do negativo sumido. Para isso ele viaja o mundo em aventuras numa autodescoberta. Ele sai da fria metrópole americana para se aventurar na Groenlândia, Islândia e Afeganistão sempre por paisagens exuberantes e lições de vida reflexivas.

O filme tem muitas relações com a rotina das pessoas comuns e usa metalinguagem artística interessante. Como trilha com David Bowie, Arcade Fire, Of Monsters and Man e Daryl Hall & John Oates  e sem contar uma camiseta do Buzzcocks que aparece de relance. E, claro, muita coisa bacana sobre fotografia e redes sociais na internet. O comportamento contemporâneo também tem grande apelo em uma bela cena de skate longboard.

O filme “A Vida Secreta de Walter Mitty” é um dos melhores filmes que vi esse ano e passa aquela sensação de que a arte vale a pena ao ver mais um artista milionário hollywoodiano trabalhando com cinema de autor. E como nem tudo tem uma história bonita nessa vida, Bem Stiller já está de volta aos filmes imbecis em Hollywood. Ele trabalha nas continuações "Uma noite no museu 3" e "Zoolander 2" a estrearem até 2015.

FILME: “A Vida Secreta de Walter Mitty”
Gênero: drama / aventura / comédia
Duração : 1h54
Direção: Ben Stiller
Elenco: Ben Stiller, Sean Penn
Em cartaz no Brasil

Nenhum comentário: