domingo, 19 de janeiro de 2014

A cobertura que é um entretenimento

bbb-erros01

ATUALIZADO
O reality show Big Brother Brasil (BBB) sempre rende polêmicas na internet seja pela futilidade ou pelo destaque que os participantes apresentam durante o programa. Mas outra situação que quase passa despercebida pelo grande público são os deslizes da imprensa na cobertura.

O Paraná já marcou dois gols nessa partida vergonhosa: o site Frizz publicou ontem um erro (imagem acima) grosseiro ao usar um termo em inglês comum no programa. Ao citar que a cianortense Tatiele Polyana recebe atenção dos homens na casa, mandou "Miss Cianorte tira o fôlego dos sisters no BBB14" (em destaque na imagem). O termo correto é "Brothers" de irmãos, gênero masculino. "Sisters" é irmãs, como são chamadas as mulheres no programa. O erro se repetiu na legenda da foto.

Em Maringá, o jornal O Diário deu sua escorregada em um "texto" de gosto duvidoso ao debochar e ironizar um suposto ex-namorado maringaense da também Polyana. A "reportagem" foi retirada do site. Mas parte do print circula na internet (imagem acima). Logo depois publicaram um outro texto com a situação e creditando parte das informações ao site de fofoca EGO.

Como preza a boa prática do jornalismo e técnicas de webjornalismo, ao se corrigir uma informação você publica um outro texto com link para o anterior. Ou corrige o mesmo texto com a palavra "ATUALIZADO" em destaque na mesma página. Não vale apagar ou refazer como se ninguém tivesse visto.

Não há dúvida que o BBB é um grande programa de entretenimento. Seja de um jeito ou de outro.
* Link para texto do Frizz.
* Link para texto de O Diário.

Nenhum comentário: