quinta-feira, 12 de junho de 2014

A loja de discos mais bacana do mundo

jack records01
O carro para no acostamento em frente a um boteco. Os ocupantes descem, abrem o porta-malas e ligam o som. Logo começa a muvuca ao redor. A cena já seria bacana por se tratar de um Galaxie com rock tosquera saindo do alto falante.
Mas é muito mais legal ainda. Trata-se da Jack Records, uma loja de discos itinerante que funciona num carro em São Paulo. A ideia dos três amigos - Alex Brazales, Ítalo Escarparo e Alessandro Padovano - começou em 2012 quando eles comparam um lote de discos de vinil de uma loja que estava fechando. Eles participaram de uma feira de discos, mas queriam fazer algo diferente e não abrir uma loja num ponto fixo.
Foi então que os amigos, que já curtiam carangos, decidiram botar os discos no porta-malas e parar em alguns pontos para tomar cerveja com os amigos e mostrar os discos roqueiros. O nome veio de uma promoção que eles faziam: quem comprava cinco discos ganhava uma dose de Jack Daniel´s. Aí ficou o nome Jack Records.
Aos poucos a Jack Records ficou famosa com reportagens na grande mídia e histórias inusitadas. Eles já passaram pela Globo, Record, Folha de S. Paulo, entre outros. Mas é nas ruas que a loja itinerante ganha mais fãs, clientes e amigos. “Hoje nós somos convidados para participar de eventos e até já ganhamos cachê”, se diverte com a situação Ítalo Escarparo.
Outro caso que rende boas histórias é sobre a venda ou não dos discos. Como eles conseguem títulos raros e incomuns de serem encontrados em lojas brasileiras, o interesse é grande. Mas eles também são colecionadores de discos. Então, são bem comuns cenas ao estilo “Alta fidelidade” (ou Porão Discos), onde os clientes se interessam, mas eles não vendem os discos.
O acervo é renovado pelo tradicional garimpo pelas lojas e também por viagens ocasionais de Brazales aos Estados Unidos, num trabalho de guia turístico. Hoje os rolês são mais constantes e organizados, com a Jack Records anunciando pelo Facebook onde eles estarão com o carango e os discos.
* Confira a página da Jack Records no Facebook.
jack records02
Fotos: Andye Iore

Nenhum comentário: