sexta-feira, 27 de junho de 2014

Uma homenagem poética para Fellini

fellini03
Ver o filme “Que Estranho Chamar-se Federico” é uma experiência sensorial daquelas que você sai da sala do cinema com a sensação que há pessoas que vivem para fazer o bem para a humanidade. Assim era Federico Fellini com sua incomum filmografia admirável e assim é Ettore Scola que fez um filme misturando documentário com fantasia, baseado na amizade entre eles. Fellini e Scola tem obras respeitáveis na história do cinema, mas tem também relação antes do cinema. Os dois trabalharam no jornal humorístico e subversivo Marc´Aurelio na década de 1930. Embora, Scola entrou quando Fellini já estava dirigindo filmes, os dois ficaram amigos e passavam horas em botecos mostrando textos e desenhos um para o outro. E também nutriam a insônia de Fellini com divertidos passeios de carro de madrugada pela cidade dando carona para personagens menos favorecidos da sociedade. Disso saíram muitos personagens caricatos fellinianos.
Scola usou imagens de arquivo, fotografias e memorias pessoais para fazer uma obra de arte em forma de filme. As histórias na tela vão desde as engraçadas reuniões de pauta no jornal, passando pela fase de roteiros para teatro até o começo da década de 1990, quando Fellini era famoso no mundo todo (ganhador do Oscar) e Scola já somava quase 30 filmes.
“Que Estranho Chamar-se Federico” é o tal filme dentro do filme, caprichando na metalinguagem com expressões diferentes de artes na mesma obra como quadrinhos, poesia, pintura, teatro e circo.
A nostalgia bate profunda com as contemplativas cenas da Cinecittà, a cativante trilha sonora que faz abrir um sorriso no escuro da sala ao lembrar de Nino Rota e, claro, as diversas cenas dos bastidores das filmagens. O humor sutil de Fellini também está presente no filme, como quando o narrador da história está num boteco descrevendo uma cena da vida de Fellini e o barman diz: “Narrador não paga!”.
Federico Fellini nasceu a 20 de janeiro de 1920, em Rimini, na Itália, dirigiu 25 filmes e morreu 1993. O filme “Que Estranho Chamar-se Federico” foi lançado em 2013, sendo premiado na Itália, rodou os festivais de cinema pelo mundo e está em cartaz no circuito alternativo nos grandes centros no Brasil.
SERVIÇO
Filme: “Que Estranho Chamar-se Federico”
Gênero: documentário/comédia
Direção: Ettore Scola
Duração 1h33
Veja trailer do filme “Que Estranho Chamar-se Federico” . 

Nenhum comentário: