segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Documentário aborda punk atual de Maringá


Foi lançado no último sábado (6) o documentário “Marincaos: Um estudo etnomusicológico sobre o punk em Maringá”. O vídeo tem 28 minutos de duração e apresenta cinco bandas de punk e hard core da cidade. O documentário é produzido e apresentado por Karyni da Vila com imagens e edição de Marco Verri, baseados em depoimentos de sete músicos locais: Carlos Mamá (d´Os Prolétas), Carlos Poppi e Igor Camilo (do The Junkies), Bolinha e Murilo (do FFAR), Raoni Arroyo (do Ataque de Tubarão) e Digo Cabrel (do Desgraceria).
O projeto foi feito para um trabalho do quarto ano do curso de Música, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). “A origem foi quando eu cursava Ciências Sociais e comecei a fazer um artigo sobre punk”, lembra a autora Karyni da Vila, 22 anos. “Depois mudei para a faculdade de Música e aí transformei o artigo em um documentário”.
O curioso é que são cinco bandas que representam variantes diferentes do punk rock e há depoimentos mais politizados e outros mais pela diversão, uns mais sóbrios e outros nem tanto sóbrios. O vídeo não tem a pretensão de contar a origem do punk maringaense e nem de abordar todas as bandas do gênero na cidade. O foco é em cinco bandas que estão na ativa - umas há mais tempo e outras mais recentes – e deixa a critério dos entrevistados como entrou no punk. Se por um lado falta um aspecto mais contextualizador, por outro o documentário tem uma boa qualidade de áudio e imagem, o que é muito difícil nesse tipo de projeto.
SEQUENCIA - O documentário “Marincaos: Um estudo etnomusicológico sobre o punk em Maringá” foi lançado num show gratuito ao ar livre no calçadão do Mercadão Municipal, com apresentação das bandas Os Prolétas, The Junkies e FFAR. Ele já foi apresentado na universidade e Karyni da Vila pretende dar continuidade ao projeto, que também foi feito no conceito “do it yourself”, já que ela precisou bancar despesa de filmagens.
* Confira o perfil de Karyni da Vila no Facebook.

Nenhum comentário: