terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Exposição sobre Salvador Dali em SP exige paciência

dali-sp01
dali-sp02
dali-sp03
Quem for visitar a exposição sobre Salvador Dali em São Paulo deve levar junto uma boa dose de paciência. O sistema de distribuição de senhas feito pelo Instituto Tomie Ohtake causa filas e uma longa espera para entrar. Em alguns casos, essa espera pode chegar a mais de 2h30. A situação fica ainda pior se estiver um calor intenso ou chovendo. As filas – uma para senha e outra para entrar – se formam na entrada do centro cultural do lado de fora, mesmo com a entrada na parte interna sendo coberta e tendo amplo espaço para abrigar os visitantes que aguardam a liberação da entrada. É um grande desrespeito ao público, já que já visitamos exposições com um fluxo maior de pessoas e com mais agilidade na entrada.
A divulgação ressalta o acervo inédito no Brasil, mas a organização não consegue fazer algo simples que é um sistema mais ágil para entrar no instituto. Apesar disso, a exposição vale a pena esse desconforto e irritação no começo. Mesmo não sendo as obras mais famosas do acervo do artista espanhol, a exposição agradará quem é fã e quem não conhece a carreira de Salvador Dali.
São 218 obras, sendo 24 pinturas, 135 ilustrações, 40 documentos, 15 fotografias e quatro filmes, das fases entre as décadas de 1920 e 1980. A maioria das obras é do segundo escalão do acervo de Dali, mas mostra muito da genialidade do artista. Há desde simples desenhos até trabalhos mais elaborados de metalinguagem em mídias diferentes, que apresentam uma grande influencia na cultura pop.
DICAS - Uma dica aos visitantes é não obedecer a ordem das sete salas porque os primeiros espaços ficam lotados com o público que entra e se aglomera nas primeiras obras. Vá diretamente para os outros ambientes que ficam vazios e são ocupados aos poucos. E depois você volta para as primeiras salas.
Outra dica para quem chegar num horário com muitas pessoas na fila do lado de fora, há uma praça a duas quadras do instituto que tem uma banca de revistas e uma panificadora. E, em frente ao centro cultural, tem a cervejaria BrewDog. Mas aí é mais indicado para depois da exposição.
LOCAL - O Instituto Tomie Ohtake fica na rua dos Coropés, 88, em Pinheiros, em São Paulo. É próximo ao metrô Faria Lima, numa caminhada de aproximadamente 10 minutos ou menos de R$ 10 se for de táxi. O espanhol Salvador Dali nasceu a 11 de maio de 1904 e morreu em 23 de janeiro de 1989, aos 84 anos. Ele é um dos mais influentes artistas da história, com obras referentes na pintura, cinema, escultura e fotografia. Ele é um dos principais artistas do surrealismo.

Confira abaixo vídeo com um resumo da exposição sobre Salvador Dali em São Paulo.

Fotos e vídeo: Andye Iore

Nenhum comentário: