sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Quarto teaser do video "Porreta!!!" é com Silvio Campos



O quatro teaser do video "Porreta!!!" é com a lenda do punk rock nordestino Silvio Campos. Ele é vocalista da banda Karne Krua, de Aracaju (SE), que existe há quase 30 anos. Tive contato com Silvio quando tinha a loja O Porão Discos, em Maringá, e comprei discos em vinil do Karne Krua para vender na loja.
Silvio tem uma loja de rock em Aracaju e ainda toca em outras seis bandas!

Como é o projeto do vídeo “Porreta!!!”


A ideia do vídeo “Porreta!!!” é mostrar bandas bacanas que não são tão conhecidas no Sul e Sudeste. O foco é rock´n´roll, sem essa bobagem de misturar rock com ritmos regionais. Quero mostrar que há bandas tão (ou mais) bacanas que as do Sul e Sudeste, que as dificuldades são as mesmas, que há pessoas com iniciativas bacanas que merecem ser levadas para mais gente.

Não há nenhum critério específico. Escolhi bandas que tenho contato desde a década de 1990 com os fanzines, bandas atuais que não conhecia e recebi indicações, bandas que já acabaram e que eu gostava. Certamente algumas bandas importantes ficarão de fora. Meu objetivo não é mostrar as melhores ou maiores bandas. É só dar um panorama geral e fazer algumas relações.

Entre os temas que rolam nas entrevistas estão “Como é fazer rock na sua cidade?”, “Como você começou a curtir rock?”, “O que você acha da generalização de que o rock no Nordeste é tudo regional, misturado com outros ritmos?”, “No que você está trabalhando agora?”, entre outras. E, claro, gravo vinhetas com os músicos para usar no rádio.

CONCEITO - A ideia principal é fazer um DVD com entrevistas e as bandas tocando em shows. Em último caso, disponibilizo o conteúdo em meu canal no YouTube. Também há a possibilidade de fazer um livro. Por isso tantas publicações na internet (blog, Twitter, Facebook e Instagram). Para que e tenha mais registros além das anotações que tenho feito.

Sobre o nome, a intenção foi mostrar algo bacana de uma maneira simples. Por isso "porreta" que é uma das gírias mais comuns na Bahia e significa algo legal. Representa bem o conceito do projeto, mesmo que não seja usada em outras regiões.
E os três pontos de exclamação que uso representam os três acordes básicos do punk rock.
Esse projeto não tem patrocínio. Ele é bancado por mim, com apoio de amigos no decorrer do trajeto.

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Zombilly participa do Programa de Rock


O Projeto Zombilly participou, no último sábado (22), do Programa de Rock, na rádio Aperiperê FM, em Aracaju (SE). O programa é produzido e apresentado por Adelvan Kenobi, amigo de longa data da época dos fanzines. Rolou entrevista falando sobre o Projeto Zombilly, as filmagens do vídeo “Porreta!!!” e o rock independente em Maringá. Também escolhi dez músicas para tocar no programa que tem 2h de duração (das 19h às 21h). Foi muito bacana conversar com Adelvan no rádio. Já havíamos participado do Programa de Rádio em junho de 2011 quando gravei dois blocos e mandei o áudio por email para ele usar no programa. Confira aqui.
Infelizmente o programa não tem podcast e nem reprise. Devo participar novamente do Programa de Rock na segunda semana de janeiro. E dar outra entrevista para outro programa da Aperiperê FM.
* Na última foto Adelvan Kenobi está no estúdio com Marcelo Larrosa, ex-baixista da banda carioca Hojerizah, que hoje mora em Sergipe e também tem um programa na Aperiperê. Gravei uma vinheta com ele para o Zombilly no Rádio.
* Adelvan Kenobi é um dos entrevistados em Aracaju para o video "Porreta!!!".
* Confira o blog Escarro Napalm, de Adelvan Kenobi.
* Confira a página do Programa de Rock no Facebook.

Segue o track list que rolei no Programa de Rock:
Sonny Burguess – My bucket´s got a hole
The Polecats – The killing Moon
Caio Durazzo Trio – Mulher, Cerveja e Rock and Roll
Dead Elvis – Shake
The Cramps – What´s inside a girl
The Rocker Covers – Fight for your right
Supersuckers – Born with a tail
Bad Manners – Skaville UK
Batmobile – Frenzy
The Trashmen – Bird dance beat

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

A resistência do Karne Krua pelo underground


Ver um show da banda Karne Krua pela primeira vez é uma grande experiência. O motivo principal é ver ao vivo o mito do vocalista Silvio Campos. Ele mantém a banda na ativa há quase 30 anos sem interrupções e com muito material lançado. A banda alternou sonoridades e mudou formações.

Mas o espírito “do it yourself” permanece intenso. Silvio agradece a presença de pouca gente na plateia e pede que o que for mostrado ali seja repercutido para mais pessoas depois. E manda ver nas mensagens sociais de protesto comuns do punk contra o sistema, militarismo, imperialismo americano, pobreza, entre outros. Tudo sempre pulando no palco como os adolescentes à sua frente.
O set tinha 23 músicas - a maioria cantada em coro pelos fãs - encerrando com sons punks clássicos de Discharge e Cólera. Mas é impossível a banda sair do palco sem tocar mais. E seguem mais quatro músicas para satisfação da galera.


O show de ontem à noite foi no Centro Social Dom José Vicente Távora, no bairro América, periferia de Aracaju (SE). Com direito aos tradicionais percalços do underground em qualquer lugar do mundo. Aparelhagem improvisada, empenho dos amigos ajudando durante o show, palco escuro e um “tiozinho animado” interrompendo o show para passar mensagens ao público.
Silvio Campos ignora tudo isso e faz com sua competente banda um show de deixar de boca aberta quem está acostumado a ver shows ótimos em lugares com boa estrutura.


Fotos: Andye Iore
* O próximo teaser do documentário "Porreta!!!" será com Silvio Campos.

Ortinho está no terceiro teaser do video "Porreta!!!"



O terceiro teaser do documentário "Porreta!!!" é com o roqueiro pernambucano Ortinho. O video foi gravado em um show em Salvador, no começo de dezembro. O Projeto Zombilly ainda encontrará com Ortinho em Recife, em janeiro para mais gravações.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Termina fase baiana do projeto “Porreta!!!”


Terminei ontem em Salvador as filmagens para o vídeo “Porreta!!!”. Foram três semanas alternando entre o rock e passeios turísticos em paisagens paradisíacas baianas. O trabalho foi bem produtivo e superou as expectativas para o que eu havia programado. Acabei fazendo mais entrevistas que imaginava.
Tenho gravações com Rex (The Dead Billies, Retrofoguetes e Les Royales), Morotó Slim (The Dead Billies, Retrofoguetes e Les Royales), Messias (brincando de deus), Glauber (The Dead Billies e Teclas Pretas), Mauro (Úteros em Fúria) e BigBross (produtor cultural e selo BigBross). 


Ainda entrevistei os pernambucanos Ortinho, Karina Buhr e Catatu (Cidadão Instigado) depois de ver shows que não estavam em minha agenda em Salvador. Também discotequei em duas festas, fiz uma exposição de fotos e saiu uma reportagem sobre o Projeto Zombilly no jornal A Tarde, de Salvador.
Agradeço muito as pessoas que me ajudaram de alguma forma. 


 * Veja teaser do video "Porreta!!!" com o guitarrista baiano Morotó Slim.

Zombilly é destaque em jornal da Bahia


O Projeto Zombilly foi destaque em reportagem do jornal A Tarde, de Salvador, um dos principais da Bahia. O jornalista Chico Castro Jr. fez uma entrevista bacana com Andye Iore falando sobre as filmagens do documentário "Porreta!!!", citando também a exposição de fotos "Psychotic images" e as ações do Zombilly em Maringá. A fotografia que ilustra a reportagem é da banda Nekromantix, que fotografei no Psycho Carnival, em Curitiba, em 2011. 

 * Confira no blog Rock Loco uma versão ampliada da reportagem do jornal.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Video - Londrina Ska Club - "Monkey man"



Momento que só o Projeto Zombilly proporciona: muita diversão com o baixista Neto, do The Mullet Monster Mafia, fazendo participação no show do Londrina Ska Club, tocando guitarra no clássico "Monkey man".
Show realizado no final de novembro de 2012, no Tribo´s Bar, em Maringá (PR).

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Zombilly divulga bandas pelo Nordeste


A viagem do video “Porreta!!!” no Nordeste também serve para eu divulgar o trabalho que fazemos com o Projeto Zombilly em Maringá. Trouxe na bagagem uma exposição de fotos minhas e também vou tocar músicas de bandas parceiras nas discotecagens que fizer por aqui.
Tenho no meu set músicas de Caio Durazzo Trio, Bad Motors, Crazy Legs, Human Trash, B-Benders, Mystery Trio, Los Primitivos, Motorama, Jinetes Fantasmas, entre outras bandas que tocaram nas festas do Zombilly ou passaram CD para tocarmos no Zombilly no Rádio. O foco dessas discotecagens são bandas com sonoridade mais "sossegada", dançante... por isso não tem coisas de psychobilly ou punk.

Vale ressaltar também estou com uma exposição de fotos "Psychotic images" com 17 imagens de bandas gringas que fotografei. O que gera grande curiosidade, já que a maioria dessas bandas nunca tocou pelo nordeste brasileiro.
As imagens acima são da festa Rockabilly Sessions que rolou ontem no Portela Café, em Salvador (BA), com o Projeto Zombilly, BigBross e a banda Les Royales.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Les Royales tem influência de clássicos da Sun


A banda de rockabilly Les Royales tem formado um bom público em Salvador (BA). O quarteto tem como base dois músicos experientes Rex (bateria) e Morotó Slim (guitarra) que já tocaram juntos no The Dead Billies e Retrofoguetes. Tem o vocalista Camilo com boa voz e performance de palco e o primeiro baixo acústico de Salvador com Craquinho.
A banda existe há pouco menos de um ano e tem repertório baseado em clássicos da Sun Records, com músicas para show com mais de 2h. O Les Royales já tem algumas músicas próprias e em breve promete novo repertório.

O grupo surgiu como desejo de Rex e Morotó de tocarem músicas que eles sempre gostaram e influenciaram as bandas anteriores.
* Veja teaser com Les Royales sobre o documentário "Porreta!!!".
Fotos: Andye Iore

Zombilly percorre 6 mil km


O projeto do documentário “Porreta!!!” estava na gaveta há uns dois anos. A ideia é ótima, mas nunca deu certo de colocá-la em prática com uma conjunção de fatores como a desse final de ano. Vou percorrer aproximadamente 6 mil quilômetros passando por oito cidades em dois meses. Essas oito cidades são as bases do projeto. Certamente passarei por mais. Como aconteceu na Bahia, onde a base é Salvador, mas já visitei Itaparica, Praia do Forte e Morro de São Paulo.

De Salvador vou para Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e São Paulo (SP). Há ainda um plano B de realizar um sonho antigo de conhecer Fernando de Noronha. Mas ainda é incerto, pois planejo terminar as filmagens em São Paulo no começo de fevereiro e seguir diretamente para o Psycho Carnival, em Curitiba.
E depois ainda tem a possibilidade de participar do filme “Zombio 2”, de Petter Baiestorf, em Palmitos (SC), que já está rolando a pré-produção. Portanto, se for para Fernando de Noronha, corro o risco de perder o Psycho Carnival e de participar do filme de zumbi... outro sonho que já tentei com o Baiestorf e não deu certo.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

A moça que vem encantando o rock independente


Karina Buhr é hoje a sensação do rock no Nordeste. Tanto é que encantou Edgar Scandurra que deixou de lado todo seu status de astro do rock brasileiro para simplesmente acompanhar a moça na banda de apoio. Que conta ainda com outros músicos badalados como Catatau (do Cidadão Instigado).

Com um suporte inquestionável no palco e um repertório que é cantado em coro pelo público, Karina Buhr já circula entre o alternativo e o mainstream. A tour do segundo disco, “Longe de onde”, saiu de Recife, tem datas fora do circuito alternativo nordestino lotando os bares e chamando a atenção de mídia não só pelas músicas, como pela encenação no palco de Karina que tem formação de atriz. “A gente tá rodando bastante com esse show e tá massa isso!”, disse Karina Buhr ao projeto Zombilly, depois do show no Pelourinho, em Salvador, na última quinta-feira (6).

O show começa com músicas mais calmas e vai, estrategicamente, ficando agitado para chegar nas três músicas do bis botar fogo na plateia. Rolam o funk divertido sobre leis culturais “Ciranda do incentivo”, a pegajosa “Plástico bolha” e encerra o agito com “Eu menti pra você”, que não pode faltar nos shows.
E Karina vai conduzindo o crescendo da empolgação girando o pedestal do microfone, pulando corda com o cabo e se arrastando no chão, batendo no palco. Ganha o público facilmente com sua presença de palco.


* Veja teaser do documentário "Porreta!!!" com Karina Buhr falando sobre sua música.

Fotos: Andye Iore

Segundo teaser do "Porreta!!!" é com Morotó Slim



Saiu hoje o segundo teaser do documentário "Porreta!!!" produzido pelo Projeto Zombilly no Nordeste. O video de 1min08 mostra o guitarrista da banda Les Royales, Morotó Slim (ex-Dead Billies e Retrofoguetes).
A entrevista foi feita após a passagem de som no Groove Bar, em Salvador, em 8 de dezembro de 2012.


* Confira o primeiro teaser com Karina Buhr.

Pelourinho exala cultura

Passear pelo Pelourinho, em Salvador (BA), deixou de ser só aquela agenda de turista para ver a arquitetura colorida e o povo com trajes típicos. O principal ponto turístico da Bahia também tem um dos mais atrativos calendários culturais do estado.
São dezenas de pontos como bares, museus, cinemas e teatros que apresentam o trabalho de artistas locais e também de astros nacionais. O mais bacana são as praças culturais que, infelizmente, não são abertamente divulgadas e muitos turistas vão embora sem sequer imaginar que existem. Próximo da Fundação Casa de Jorge Amado (centro do Pelourinho) há a Praça das Artes, a Pedro Arcanjo e a praça do Sesc/Senac.

Você anda pelas ladeiras do Pelourinho e não faz ideia que atrás das fachadas coloridas há praças. Você passa por um corredor e dá de cara com uma estrutura bem bacana. E alguns bares tem portas nos fundos com acessos para esses espaços que apresentam shows musicais, exposições e peças teatrais. É como se o Pelourinho fosse uma cidade cenográfica com uma intensa vida cultural atrás das fachadas.
Os eventos acabam por volta das 23h e, após esse horário, é aconselhável não circular pelas ruas. Apesar que há policiamento durante toda a madrugada pelo Pelourinho.
HISTÓRIA - Claro que ainda vale visitar as igrejas históricas que causam admiração pela arquitetura. Como a de São Francisco que começou a ser construída em 1708. Algumas dessas igrejas tem painéis que foram trazidos em peças prontas de Portugal para serem montadas no Brasil.

Fotos: Andye Iore

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Final de semana agitado em Salvador


Depois de uma semana basicamente com programas de turista terei uns dias mais voltados para o rock e cultura nesse final de semana em Salvador (BA). Hoje tem apresentação do Ortinho (à direita na foto com Daniel Belleza), no Conexão PE, no Pedro Arcanjo, Pelourinho. Vou fotografar e filmar o show e devo fazer uma entrevista preliminar com Ortinho, já que ficarei hospedado na casa dele em Recife, em janeiro.
Amanhã tem festa no Groove Bar, na praia da Barra. A banda Les Royales vai tocar e vou dividir a discotecagem com o BigBross. Nesse evento devo fazer entrevistas com o Les Royales e com o Retrofoguetes. Na próxima semana farei entrevistas com outras bandas de Salvador.

Sai primeiro teaser do projeto "Porreta!!!"



Começamos muito bem as filmagens do projeto "Porreta!!!". Entrevistei Karina Buhr ontem em Salvador (BA). Ela tocou no Pedro Arcanjo, no Pelourinho, no projeto "Conexão PE", onde expressões artísticas de Pernambuco são mostrada ao público em cidades da Bahia.
O bacana é que essa entrevista nem estava no nosso roteiro e acabei conseguindo falar com a Karina depois do show. Ela atendeu os fãs no camarim e depois falou comigo.
Katina Buhr é hoje um dos destaque do cenário roqueiro de Recife, tendo participado de várias bandas como Eddie, e hoje tem dois discos na carreira solo. Sua banda de apoio tem músicos do Cidadão Instigado, como Catatau (que também entrevistei).

* Se você estiver visualizando outro video acima que não seja o com a Karina Buhr, clique aqui para ver diretamente no canal do Zombilly no YouTube.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Bad Motors lança blog e se prepara o Psycho Carnival



A banda de rockabilly Bad Motors lançou seu blog na semana passada. O site tem informações, fotos, agenda, entre outras informações sobre o trio de Sorocaba (SP) que se prepara para lançar seu primeiro álbum.
O Projeto Zombilly está como parceiro oficial do grupo e já negocia mais uma apresentação em Maringá para 2013. Antes disso teremos o Bad Motors no palco do Psycho Carnival, em fevereiro de 2013, em Curitiba. Batemos um papo com o baterista Bruno Pelissari que revelou algumas novidades.
ZOMBILLY - O Bad Motors se prepara para gravar seu primeiro álbum. Como será?
BRUNO PELISSARI - O disco terá um pouco de tudo que já fizemos. Temos músicas mais pesadas que contam um pouco da vida de marinheiros, até country leve com uma pegada de Nick 13 que fala sobre o Shane, da série “The Walking Dead”. Também gravaremos a esperada “Miss Dirty Martini” que já tocamos nos shows e é sobre a pin up tamanho "plus size" que ganhou um concurso de pin up. Queremos lançar esse disco em CD e vinil.
Vocês tocaram esse ano no Chile. Como está essa divulgação no exterior?
Tocamos em Santiago e Valparaiso em agosto e foi muito bom. Fizemos muitos contatos nesses shows e queremos tocar na Argentina em 2013.
Como está a expectativa de vocês para tocarem no Psycho Carnival pela terceira vez?
Estamos animados pra caramba! Tocaremos na mesma noite do Frantic Flintstones, que é uma das minhas bandas preferidas de psychobilly e de mais um time muito forte do psychobilly não só brasileiro como mundial. Até lá teremos muitas novidades nos shows e estaremos mais bem preparados que as outras vezes que tocamos.
Como será o set no Psycho Carnival?
Tocaremos as musicas do EP "Hot Girls and fast cars" e as músicas novas que estarão no álbum. Também teremos algumas versões. Estamos com músicas do Misfits, Soft Cell e Guana Batz no set.
O que vocês estão planejando para 2013?
Estamos planejando uma tour na Argentina no próximo semestre, preparando músicas novas para o próximo álbum. Já estamos com cinco músicas prontas. Queremos apresentar mais novidades em 2013, voltar a tocar em lugares que já tocamos e fomos bem recebidos como Maringá e Cianorte, por exemplo.

 ·         Confira o blog do Bad Motors.
Foto: Andye Iore

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Matando zumbis com fetiche


Highschool of the Dead” é uma delícia de série… e você ficará sabendo o motivo no final desse post. A série em mangá foi escrita por Daisuke Sato e desenhada por Shoji Sato, lançada no Japão em 2006 e virou animê em 2010 pela Madhouse.
O enredo é manjado: pessoas tentam sobreviver ao apocalipse zumbi. Claro que com algumas adaptações ao estilo japonês. Mas convence. Um grupo de estudantes enfrenta os zumbis e sai matando os monstrengos de tudo quanto é jeito... com muita violência ao melhor ataque de fúria samurai com gore. As histórias paralelas são o convívio não muito amistoso com outros sobreviventes e a decadência do comportamento do próprio grupo de garotos.


Agora você vai entender o motivo do sucesso de “Highschool of the Dead”. A série é um prato cheio para quem é voyeur. Todos os episódios têm muitos closes nos seios (maiores que os das piriguetes brasileiras!) das personagens femininas. E, acreditem, do nada surgem closes nas calcinhas das meninas. No começo você pode pensar: “Mas que p* é essa?!?”. E acaba se acostumando porque tem várias cenas assim.
Os zumbis estão atacando todo mundo e, de repente, tem um corte na cena da menina se defendendo do zumbi furioso e mostra a calcinha aparecendo abaixo da saia do uniforme escolar. Aí tem um corte e volta pro zumbi tentando comer a cabeça da menina. Chega a ser engraçado porque não contribui em nada para a sequencia.


Mas deu resultado: o uniforme branco e verde das personagens é presença certa no cosplay das meninas japonesas. E rolaram até crossovers em outras séries com as personagens de “Highschool of the Dead”. E não podia faltar os boatos entre os fãs de que um filme será lançado em breve para o cinema.  


• Veja trailer de "
Highschool of the Dead”.

Salvando a natureza pelas tartarugas



O Projeto Tamar encaminha ao mar 1 milhão de filhotes de tartaruga por temporada. A ação ambiental acontece em 23 unidades do projeto pela costa brasileira, onde há monitoramento da temporada reprodutiva da tartaruga entre setembro e março. O curioso é que a cada 100 filhotes, somente dois chegam a fase adulta, com o restante sendo vítima de predadores.

A sede do Tamar fica em Praia do Forte (BA), a aproximadamente 60km de Salvador (acesso pela rodoviária em ônibus da Linha Verde). O ingresso custa R$ 16 e o visitante pode optar por uma visita por conta própria ou com acompanhamento de um monitor que vai explicando como funciona o projeto e muitas curiosidades sobre a tartaruga. Alguns pontos da visita são interativos com os visitantes tocando em alguns animais como arraia e tubarão. O interessante é se programar para acompanhar a soltura dos filhotes ao mar que acontece no final da tarde. Se informe, pois essa ação não é diária.
O Brasil recebe cinco das sete espécies de tartarugas marinhas existentes hoje no mundo: cabeçuda, oliva, verde, de pente e de couro, que é a maior chegando a pesar 700 quilos e medir 2 metros de casco.


SOCIAL - O Projeto Tamar existe há 33 anos e além da proteção da fauna marinha também realiza um importante trabalho sociocultural com as comunidades locais. Orienta os pescadores sobre a pesca para evitar a extinção de espécies e também oferece atividades de educação e cultura para as crianças das comunidades. Algumas delas são selecionadas para participarem do Tamarzinho com possibilidade de trabalharem no projeto no futuro.

 
 
Fotos: Andye Iore