segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Cosplayer sofre na Bahia
Já participei de vários eventos de quadrinhos e animês por aí em muitos anos. E tive uma experiência nova hoje: fui ao Anipólitan 2012, em Salvador (BA). Num primeiro momento, com aquela visão de turista, você logo imagina a terra da axé music e a forte influência da cultura afro não ter relação com a cultura oriental. O que é uma bobagem porque aí que vemos como o mangá moldou a cultura em muitos centros no mundo, começando pelo que seria inimaginável: influenciar a cultura norte-americana!
O Anipólitan teve origem num evento em 2003 para aproximadamente 70 pessoas. O encontro foi crescendo a cada edição e foi realizado nesse final de semana em dois dias no antigo Aeroclube. Arrisco dizer que mobilizou mais de 5 mil pessoas pelo que vi hoje. Há muitas atrações na programação. Mas também acho que ainda falta um lugar mais adequado para abrigar os fãs de mangás, animês e cosplays. Um local aberto e com temperatura em torno dos 35ºC à tarde não é o mais adequado para deixar uma multidão em frente a um palco vendo as apresentações. E, pior, ser pista dos desfiles dos cosplayers em meio ao público. Tinha maquiagem – literalmente – derretendo. O que deu um tom cômico.
Também achei que faltou um expositor com mais opções na parte de quadrinhos e livros. E isso é uma falta grave num grande evento, tendo em vista a variedade de editoras que temos hoje no Brasil. Foi bem deficitário nessa parte. Já os acessórios, camisetas e DVDs estavam bem servidos nos estandes e os fãs puderam gastar uma boa grana. Sem contar a diversão que rolou solta nos shows, concursos, desfiles e campeonatos.
* Confira o site da Anipólitan 2012.
Fotos: Andye Iore
Temas:
cinema,
comportamento,
quadrinhos,
turismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário