domingo, 21 de setembro de 2014

Cidade encena guerra histórica causada por cerveja

dorfen3

Dorfen é uma pequena cidade na Bavária, a aproximadamente 50 quilômetros de Munique, no Sudoeste da Alemanha. O distrito tem apenas 14 mil habitantes, mas uma intensa vida cultural. O destaque é uma grande peça teatral encenada pelos moradores em julho sobre uma crise cervejeira acontecida em 1910 na cidade.
O povoado fica numa região montanhosa com linha de trem que proporciona belos passeios por uma rica natureza. A cidade tem mais de 100 clubes de lazer e mercados populares com atrativos para turistas que também tem muitas opções em turismo rural.
Mas uma das coisas que mais atrai os turistas é uma festa que lembra uma guerra. Mas, não foi uma guerra comum com invasões e massacres. Foi a Guerra da Cerveja que aconteceu em 1910. A cultura da cerveja sempre foi tão forte na região que nos períodos mais antigos da história os trabalhadores recebiam parte do salário em cerveja. Até que foi decidido em Dorfen que o preço da cerveja aumentaria para a população. Foi uma afronta para um povo que sempre bebeu cerveja como água e considera cerveja como alimento.
A revolta tomou conta da população que queimou cervejarias e quase destruiu a cidade, já que as chamas atingiram vários outros estabelecimentos. As autoridades tiveram dificuldade para controlar a situação. Nada demais, para uma cidade milenar histórica fundada em 773 e que ao longo da história já foi parcialmente destruída em guerra, teve a população quase dizimada por uma praga e já foi inundada por uma enchente.
Os festejos da Guerra da Cerveja são encenados em julho numa praça central com grandes cenários lembrando a revolta da população pelo aumento no preço da cerveja. São montadas grandes arquibancadas que recebem milhares de turistas que se divertem com as histórias de bebedeiras nos bares da cidade e depois assistem apreensivos as cenas do grande incêndio, que tem fogo de verdade nos cenários.
Com informações e fotos de Dorfen.de e MiniTv Dorfen

Nenhum comentário: