terça-feira, 1 de abril de 2008

Baiestorf?! Quem e como:

O cineasta Petter Baiestorf nasceu a 13 de novembro de 1974 em Palmitos (SC) e começou sua carreira artística publicando fanzines no final da década de 1980.
Fundou a independente Canibal Filmes em 1991 por onde já trabalhou em mais de 100 filmes entre curtas a longas, passando por VHS, 35mm a digital, seja atuando, dirigindo ou qualquer outra função.

Baiestorf roda pelo Brasil fazendo palestras, workshops e com seus filmes embaixo do braço, como um guerrilheiro mostrando sua arte incompreendida, mas divertindo a todos que tem a ousadia de ver algum de seus filmes que chocam os mais conservadores e transformam em fãs os que tem algum desvio de comportamento.
Sua filmografia, em algumas obras, é uma mistura do humor irônico e crítico do Monty Phytom com as tosquices da Troma, abordando religião, política, psicose, ficção cientifica, filosofia, entre outros temas.


A mostra de Trashmovies em Maringá no dia 20 de abril teve filmes selecionados pelo próprio Petter Baiestorf com cuidado para entrar no clima da Zombilly com rock, terror, diversão e bebedeira.

- BLERGHHH (1996, duração: 1h15)
Rebosteio ultra gore e debochado com muita violência gratuita que esculhamba com tudo. Atenção para o personagem que continua vivo mesmo depois de decaptado. Este filme foi censurado na 3ª HorrorCon, em São Paulo, por ter sido considerado reacionário, de extrema direita, muito gratuito em sua violência, linguagem chula... e incompreendido por suas ironias com questões políticas brasileiras. A edição é mal feita e avacalhada de propósito como forma de protesto. O filme exibido em Maringá terá nova edição e trilha sonora.
A história apresenta um grupo de terroristas que seqüestra o filho de um milionário e sua guarda-costas para comprar armas com o dinheiro do resgate. Enquanto aguardam o pagamento, o médico torturador do grupo tortura a guarda-costas para fazer um “Snuff Movie” e conseguir mais dinheiro.

- ZOMBIO (1999, duração: 45 minutos)
Splatter movie com zumbis carniceiros debochados em uma homenagem ao finado diretor italiano Lucio Fulci. Marca a volta da Canibal ao gore puro com pouca história e muito humor negro com sangue em excesso para divertir.
A história mostra um casal em férias numa ilha deserta que precisa lutar contra sacerdotisa satânica e seus zumbis sanguinários. Durante a fuga, o casal encontra, de maneira inusitada, uma garota que fugia de um psicopata. O roteiro original foi jogado fora no segundo dia de filmagens, com Baiestorf reescrevendo várias cenas à mão entre as filmagens. É apontado como o primeiro filme brasileiro de zumbis.

- Exibições surpresa de curtas da Canibal Filmes.

- Exibição privada (fora da Zombilly) de "Arrombada - Vou Mijar Na Porra Do Seu Túmulo!!!" (2007)
Filme mais recente de Petter Baiestorf que entra no cenário underground pornográfico, mas não deixa o gore e o humor negro. O filme tem um visual no estilo de filmes da década de 1970 e o elenco tem a bela Ljana Carrion.

2 comentários:

Anônimo disse...

Essa Zombilly eu vou nem que a vaca tussa! Nunca assiti nenhum filme desse diretor mais já ouvi falar muito de seus filmes.
VIDA LONGA A ZOMBILLY!

Anônimo disse...

Quebrei a perna semana passada mas vou ver se arranjo uma muleta pra chegar lá e curtir esses filmes.