terça-feira, 8 de setembro de 2009

Quando o terror encontra a arte

ATUALIZADO - * este post contem spoilers
FILME: “Deixe ela entrar” (“Let the ring one in”, 2008)
DIREÇÃO: Tomas Alfredson - GÊNERO: horror
DURAÇÃO: 1h54

O QUE É: é uma mistura de drama com romance, com momentos gore. Oskar é um menino de 12 anos vítima de bullying na escola, no subúrbio de Estocolmo, no início dos anos 80. Ele nunca reage às agressões. Até que chega em seu prédio a misteriosa Eli, também de 12 anos (aparentemente, já que tem idade bicentenária). Em seus mundos solitários e incompreendidos pela sociedade eles formam uma amizade. Que vira paixão.
Eli encontra admiração e um ombro amigo depois que seu “assistente de fornecimento de sangue” morre. E Oskar encontra a coragem para se vingar de seus agressores.
O nome do filme foi tirado de uma música de Morrissey e tem relação com o fato dos vampiros terem que ser convidados para entrarem nas casas. O filme é baseado em um livro que tem muito mais detalhes sobre os personagens. Inclusive uma revelação sobre a sexualidade da vampira infantil.

OPINIÃO: O cinema de horror está se reinventando. Depois da onda oriental desbancar os assassinos seriais que matam jovens emos, passamos pelas paródias e agora o cinema de autor europeu deu uma chacoalhada no mito vampiresco.
“Deixe ela entrar” conseguiu misturar a fotografia contemplativa e a narração lenta com o clássico do horror. Em meio as bobagens adolescentes de “Crepúsculo”, temos um enredo consistente sobre vampiros infantis.
O figurino e o cenário tem um papel interessante na narrativa. Em meio à brancura da neve, detalhes em vermelho ressaltam o aspecto tenso das mortes. Há sangue, roupas e acessórios rubros que contrastam com o branco dominante.

O FINAL: Há cenas bem fortes nos ataques da menina vampira. Principalmente quando Eli vai embora e volta para salvar seu amor que está quase morrendo nas mãos do grupo agressor. O ataque sugerido é de impressionar, já que o público não vê a ação da vampira. Só o corpo de Oskar dentro da piscina desmaiado, enquanto que ao fundo caem na água partes dos corpos dos meninos que tentam matar Oskar. Depois de se reencontrarem, os dois vão embora juntos em uma viagem de trem, trocando uma mensagem carinhosa por código morse (a vampira está dentro de uma caixa de madeira e Oskar sentado na cabine do trem).

COMO VER: pela internet. “Deixe ela entrar” fez tanto sucesso no circuito independente e nos festivais europeus de horror que ganhará uma versão hollywoodiana em breve.

Nenhum comentário: