terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Uma preciosidade do rock nacional


Brasília deu ao rock nacional uma cena regional das mais criativas. Apesar de tantas bandas com sonoridade e histórias interessantes, várias bandas não tiveram sorte e não conseguiram contratos com gravadoras, ficando restritas ao cenário alternativo brasiliense.
O Escola de Escândalos foi uma delas. Mesmo com a banda sendo citada em entrevistas das bandas mais famosas, o quarteto sequer lançou um disco. O Escola de Escândalos foi formado em 1983, depois do fim da banda punk XXX, e tinha uma sonoridade pós-punk misturando punk, metal e new wave com letras bem elaboradas e refrões pegajosos.
A banda participou da coletânea cult "Rumores" lançada em 1985 com quatro bandas brasilienses e que hoje é um dos discos de rock nacional mais raros (e que eu comprei por uma ninharia na época de lançamento). Além do EE o disco tinha o Finis Africae, o Elite Sofisticada e o Detrito Federal.
Em seguida o Escola de Escândalos conseguiu shows no Rio de Janeiro e teve as músicas "Luzes" e "Complexos" tocadas em rádios roqueiras em Brasília e no Rio de Janeiro. Foi iniciada negociação para a banda gravar pela EMI que já tinha o Paralamas do Sucesso e Plebe Rude, que funcionaram como padrinhos. Mas o Escola de Escândalos acabou antes de conseguir gravar seu disco.
Uma homenagem póstuma aconteceu em 2000 quando a Plebe Rude regravou "Luzes" em um disco ao vivo. Com a maravilha da internet, há músicas circulando disponibilizadas pelos fãs que você pode baixar no link abaixo. Se você curte rock cantando em português, pode baixar sem receio.

• Baixe 14 músicas do Escola de Escândalos.

Um comentário:

Renatão disse...

Porra, Andye... muito bacana!

Quando eu era mais novo, ouvia muito as bandas de Brasília da década de 80. Inclusive, no começo dos anos 2000, eu tocava numa banda chamada Colina Prestes e a gente fazia um cover de "Luzes".

Muito legal mesmo. Eu só tinha, aqui, os arquivos das músicas do EE que saíram na Rumores. Agora, baixei o resto.

Valeu! Abraço.