sábado, 12 de março de 2011

A história das lojas de discos de vinil


Eu tenho sorte para comprar livros quando estou em Curitiba. Há uns quatro anos eu achei em promoção o melhor livro sobre fotografias de rock da minha biblioteca - "Punk 365" - e que me influenciou muito nas imagens que faço hoje.
Dessa vez eu achei em promoção o "Record store days" (capa), de Gary Calamar e Phil Gallo (2009), da Sterling, em edição importada e hard cover. Apenas R$ 37! O livro tem 242 páginas coloridas e com mais de 150 fotos contando a história das lojas de discos de vinil nos Estados Unidos desde o começo de 1900, passando pela chegada do CD e do revival do vinil nos últimos anos, citando o Dia da Loja de Discos que já comentamos aqui.
É uma coisa incrível para quem coleciona vinil. Há histórias de donos de lojas, músicos, colecionadores e muitas fotos de fachadas e das prateleiras das lojas. Uma delas mostra Eddie Cochran procurando discos no início dos anos 50.
Nem precisa dizer que lembrei de muita coisa da nossa saudosa Porão Discos, em Maringá. Vou passar um bom tempo com esse livro embaixo do braço pra lá e prá cá...

3 comentários:

Unknown disse...

bala...resolvei olhar na internet...R$ 37,50 o novo hehe http://www.livrariasaraiva.com.br/cesta/cesta.dll/mostra?ID=BB5B42CF7DB030C0E06020942&FIL_ID=16&PAC_ID=8342&tptCesta=cesta.htm&tptPagto=formapagto.htm&tptLogin=login.htm&tptEndereco=endereco.htm&tptCliente=dadoscliente.htm&tptPesqCliente=&PID=2877740

Anônimo disse...

muito bom mesmo, adoro livros, mas sou irresponsável para conservar. Ótimo blog.

DMacowski disse...

Meu, vou falar, sempre fui 1 merda pra ler, mas andando com aquele meu parcero do sons doidos da pesada, passei a gostar das leituras diversas, e de vez em quando dou 1 rolê nos sebos da cidade canção. E pra minha admiração acho até que os sebos daqui andam dispondo de livros que, quiçá eu nunca esperaria encontrar aqui. E já aproveitando o lance de leitura mas muica, que todos apreciamos, no sebo ali pertinho do Fernandes, (aquele de fachada amarelona ovo com grafites de super-heróis)tem musica ambiente, sempre aos sábados, das 9 às 11h. Vale a pena, eu experimentei e aprovei a idéia. Sugiro a todos que apreciam a leitura passarem lá qualquer sábado entre 9 e 11h. É isso aí, falou!!