terça-feira, 30 de agosto de 2011

Lukas, um amigo que se vai



Recebi a notícia da morte do meu amigo Lukas no início da noite de ontem. Quem me avisou foi outro amigo, Marcelo Bulgarelli (que aparece na primeira foto acima à esquerda), que me ligou do hospital onde o cartunista estava internado se recuperando do câncer na garganta e de uma pneumonia. Não quis transformar a morte de um amigo em notícia e não publiquei no blog. Fui ouvir uma entrevista que fiz com o Lukas na rádio em 2009 e passei a noite lembrando de muitas coisas e refletindo bastante.

PORÃO
Conheci o Lukas no final dos anos 80 por intermédio do irmão dele, o Beto. A afinidade pelos quadrinhos foi imediata e tivemos uma grande amizade. Lukas frequentou bastante a loja que tive, O Porão Discos, e costumávamos fazer uma rota cervejeira aos sábados que começava na loja e passava por diversos bares de bairros da cidade.

Ele também teve uma importante participação no fanzine que lancei – The Wild Side – entre 1991 e 1994. Lukas fez diversos cartuns para a publicação, muitos deles exclusivos para o zine e que nunca foram divulgados em outro lugar por serem de conteúdo adulto. Essa parceria foi ampliada quando eu levei alguns exemplares do livro de cartuns dele para uma editora em São Paulo e os livros foram parar na Bienal.

REVELAÇÕES
Lembro de ter feito três entrevistas bacanas para divulgar o trabalho do Lukas: a primeira foi no próprio fanzine, a segunda no jornal O Diário em 2008 e a terceira em 2009 no programa Zombilly no Rádio (ele participou do segundo programa; confira link abaixo). O fato de conhecer o Lukas facilitava, e muito, para que as entrevistas ficassem interessantes, com aspectos que poucos sabiam sobre ele e que ele não costumava falar em outras entrevistas.

Antes do Lukas descobrir o câncer na garganta fizemos várias reuniões na casa dele para cervejadas regadas a rock, filmes do Monty Python e muita diversão com os amigos. Numa dessas festas eu deixei com ele uma biografia em quadrinhos sobre o Bukowski. Disse que era emprestado, mas fiz no livro uma dedicatória como presente e fui embora. Ele me ligou depois surpreso e feliz da vida agradecendo pelo presente surpresa.

Depois que ele fez a cirurgia nos encontramos com menos freqüência. Fui visitá-lo já quando ele estava sem voz e não bebia mais. Trocamos filmes e deixei com ele o livro “Genesis”, do Robert Crumb. Nas últimas duas vezes que fui à casa dele e da esposa Isa, não os encontrei e acabei falando com a Isa pelo telefone e acompanhando as novidades pelo blog torcendo para que ele se recuperasse e voltasse a conversar conosco...

ENTREVISTAS COM LUKAS:
• Ouça primeira parte da entrevista com Lukas. (45min)
• Ouça segunda parte da entrevista com Lukas. (47min)
O despojado Lukas
Lukas in english (2008)
• Confira o blog do Lukas.

Fotos: Projeto Zombilly

Nenhum comentário: