quinta-feira, 18 de agosto de 2011

O lado humanista e humilde de Joe Strummer


Se você é fã do The Clash ou do Joe Strummer e ver o documentário “Let's Rock Again!” (2004), de Dick Rude, vai admirar ainda mais o gênio Joe Strummer. Se você não conhece, certamente ficará fã.
O documentários mostra cenas de shows e bastidores da tour que a banda Joe Strummer & The Mescaleros fez em 2002 divulgando o segundo disco, “Global A Go-Go” (2001), no Japão e nos Estados Unidos.

Além das tradicionais cenas com os músicos no camarim e da empolgação no palco que todo documentário sobre tour mostra, esse é muito diferente. O motivo é que mostra incríveis cenas de um ídolo da história do rock de todos os tempos batendo na porta de uma rádio pedindo para o DJ tocar uma música de sua banda porque a venda de ingressos não estava muito boa na cidade. E ele quase não foi atendido na rádio.
E outra mais impressionante ainda é de Joe Strummer fazendo flyers com uma caneta no meio da rua e abordando as pessoas que passam pela calçando pedindo para elas irem ao show da banda naquela noite.
O filme tem 1h08 de duração e conta com extras com fotografias e cinco músicas que não estão no documentário. Entre elas a clássica cover “Pressure drop”, do Toots & The Maytals, e “Rudie can´t fail”, do Clash.

Joe Strummer justifica sua humildade em abordar as pessoas como que ele só quer que mais gente ouça suas músicas. O documentário não mostra, mas Strummer vinha de uma sequencia de anos não muito positivos. As brigas que resultaram no fim do Clash, uma carreira solo sem sucesso, um exílio temporário no México até ser resgatado por amigos e formar o The Mescaleros, voltando a viver com música novamente. Fatos mostrados em outro documentário, “Joe Strummer: The Future Is Unwritten” (2007), do amigo Julein Temple.
“Let's Rock Again!” foi premiado em festival de cinema em Nova York em 2004 e é um importante registro de um dos grandes nomes do rock que deu lições não só nos palcos e nos discos, como também no coração e mente dos fãs.

Um comentário:

sinho disse...

A Freedom Fighter!!