quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A volta ao tédio no hotel

* esse post tem spoilers
FILME: “Um lugar qualquer” GÊNERO: drama
DIREÇÃO: Sofia Coppola ELENCO: Stephen Dorff (de “Blade”, 1998)
DURAÇÃO: 1h37


O QUE É: “Um lugar qualquer” mostra um super astro de Hollywood em sua rotina de tédio vivendo em um hotel e em meio aos eventos sociais de promoção de seu mais novo filme. Ele alterna momentos com a filha adolescente que se sente em segundo plano, com tardes deitadas na cama do hotel vendo TV ou tendo sessão exclusiva de duas loironas no pole dance (sem ter o mínimo interesse nelas).

OPINIÃO: Mais uma vez Sofia Coppola usa e abusa do tema incomunicabilidade. E, volta ao cenário onde melhor mostrou esse tema: um hotel.
“Um lugar qualquer” não é grande coisa e é muito inferior a “Encontros e desencontros” (2003). Mas mostra de maneira muito interessante a pressão de futilidades do mundo atual. O ator anda numa Ferrari luxuosa, brinca com guitar hero, se comunica pelo celular, vive cercado de modelos lindas (mas fúteis) com as quais tem sexo fácil e come e bebe do bom e do melhor. Mas sua essência é vazia.
Sofia Coppola também coloca novamente uma trilha sonora bem bacana em seu filme. Esse tem T. Rex, Bryan Ferry, Strokes, Kiss e Phoenix. Sem contrar que o filme abre rolando “My hero”, do Foo Fighters, enquanto a tela mostra a dança das loiras no pole dance.

FINAL: o personagem sai com sua Ferrari pelas estradas até acabar a gasolina. Então ele desce do carro e começa andar sem destino e com olhar vago como que procurando um sentido para sua vida. Sobem os créditos.

• Veja o trailer de "Um lugar qualquer".

Nenhum comentário: