terça-feira, 20 de maio de 2014

Público surpreende na brassagem de cerveja artesanal

brassagem04 brassagem03 brassagem02
A primeira brassagem pública de cerveja artesanal realizada em Maringá no último sábado (17) surpreendeu os organizadores. O evento gratuito no Mercadão Municipal teve a participação de mais de 50 pessoas que passaram do final da manhã até o final da tarde pelo local. Foram feitos 30 litros de uma American Pale Ale (APA). O público acompanhou desde a água esquentar até parte da fermentação, passando por mostra de grãos, mistura, entre outras ações. A cerveja deve ficar pronta para ser consumida dentro de duas semanas aproximadamente. “Acredito que alguns dos presentes no evento começarão a fazer sua própria cerveja”, disse o cervejeiro David Redmerski Junior. “Despertou o interesse de muitas pessoas e várias delas pediram dicas para nós”, Redmerski também fez bons contatos no evento para suas cervejas. Ele produz a RedCor, nos rótulos IPA, Saison, American Wheat, Stout e Wee Heavy.

Outro que avalia positivamente a brasagem pública foi o cervejeiro da Cervejaria Araucária, Rodrigo Frigo. “Achei que superou nossas expectativas. Muita gente está começando a se interessar pelo assunto. Elas estão em busca de algo de maior qualidade e querem começar a fazer cerveja”. Frigo foi um dos que explicou ao microfone os processos básicos da fabricação de cerveja em casa. Ele produz a Pale Ale Gralha Azul e a Porter Veneta. E conseguiu no evento um contato que deve se tornar um parceiro em breve.
Mesmo com tantas pessoas, há outras que são consumidores ou fazem cerveja e não foram na brasagem por terem outro compromisso. Este tipo de evento também é uma boa “ponte” entre as microcervejarias, o consumidor e o mercado ou pontos de venda. “Foi bem positivo pelo envolvimento das pessoas que fazem cerveja em Maringá. É um movimento que tem força. O assunto despertou interesse em muitas pessoas e percebi nelas vontade de fazerem cerveja em casa”, disse o sommelier do Mr. Beer Maringá, Clério Dallazen Junior.
Tanto Redmerski, quanto Dallazen e Frigo participam de um grupo de cervejeiros artesanais de Maringá que mobiliza aproximadamente 30 pessoas que se reúnem no final do mês para trocar informações e beber suas produções.
Sites sobre cervejas artesanais em Maringá
* Cerveja Artesanal Maringá .
* Road Mine .
*
RedCor .
*
Cervejaria Araucária .
* Mr. BeerMaringá .
Foto: Andye Iore
OPINIÃO – Acho muito bacana quanto acontece esse tipo de mobilização. Mesmo sem conhecer esse grupo, dei uma grande contribuição para a cultura da cerveja artesanal em Maringá. Há mais de cinco anos venho informando quem gosta de cerveja artesanal pelo Projeto Zombilly.
E já ouvi muita piada e até crítica por isso. De gente que não conhece cerveja artesanal ou premium e só bebe a “porcaria” da pilsen brasileira. Gente que criticava que uma long neck artesanal custa mais que um litrão de pilsen. Mas sempre insisti em tentar fazer com que o máximo possível de pessoas, ao menos, experimentasse uma cerveja melhor. Ou seja, pela qualidade e não quantidade.
A foto abaixo é de um dos shows do Projeto Zombilly em 2010. Por diversas vezes eu levei por minha conta a cerveja para os bares, com a possibilidade do bar pagar o custo só se vendesse. E, nessa época, a Eisenbahn, ainda era bem vista no meio!
zombilly

2 comentários:

drj disse...

Muito obrigado por toda a dilvulgação e pela presença no local. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento e acesso a cerveja artesanal melhor para a gente, serão mais cervejas disponíveis em quantidade e variedade. Valeu.

drj disse...

Muito obrigado por toda a dilvulgação e pela presença no local. Quanto mais pessoas tiverem conhecimento e acesso a cerveja artesanal melhor para a gente, serão mais cervejas disponíveis em quantidade e variedade. Valeu.