terça-feira, 8 de setembro de 2015

Time de futebol recebe e homenageia refugiados


O time de futebol alemão St Pauli deu mais um exemplo de cidadania. Ele fez um amistoso hoje (8) à tarde, em Hamburgo, contra o Borussia Dortmund em homenagem aos refugiados europeus e árabes. O jogo terminou 2 a 1 para os visitantes (que lideram a primeira divisão alemã), mas os donos da casa deram uma goleada na arquibancada.
O jogo teve um público de 25.731 torcedores, sendo que 1 mil eram de refugiados convidados. O evento foi batizado de “Bem vindos refugiados” e parte desses imigrantes foram abrigados em Hamurgo nos últimos dias.

Havia vários cartazes espalhados pela arquibancada com frase de boas vindas aos refugiados. Mesma frase que estampou a camiseta que o St Pauli entrou em campo. A Alemanha deve ser o país que mais receberá refugiados até o final do ano, numa estimativa de 800 mil pessoas chegando de outros países em crise ou em guerra.

CULT - O St Pauli está na segunda divisão alemã. O clube, tradicionalmente, é um fiasco em campo. Mas, tem muitos fãs e torcedores ao redor do mundo. Justamente por suas iniciativas sociais e pelas minorias.
A equipe entra em campo ao som de “Hells bells”, do AC/DC (no som ambiente do estádio), e a torcida comemora os gols cantando rock.

O time existe desde 1900 e em suas mudanças de diretoria no decorrer da história, um presidente decidiu no estatuto proibir manifestações de preconceito contra minorias.
Por isso, o time tem na torcida muitos roqueiros que se identificaram com a postura humanitária. O que destoava de tudo numa Alemanha nazista.
O St. Pauli é tão cultuado entre a juventude que a Nike até lançou uma edição limitada de um sneaker com a caveira símbolo do time.

Com informações do site do St Pauli / Fotos: St Pauli/Divulgação

Nenhum comentário: