sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Paul MaCartney - Um dia de sonho


Uma das melhores coisas da internet é reencontrar amigos que há muito não vemos.
Essa semana reencontrei meu camarada e fotógrafo privilegiado Paulo Ricardo.
Ele foi no show de Paul MaCartney em Porto Alegre, fotografou e fez seu relato de fã:

"Não há exagero no título. Há muito tempo meninas e meninos sonharam ver os Beatles em Porto Alegre. Eles cresceram levando a chama da beatlemania para seus filhos, seus netos. E numa linda noite de estrelas, no estádio do Internacional completamente lotado nas arquibancadas e no gramado, viram o sonho inatingível se materializar quando Paul MacCartney e banda entraram debaixo de luzes azuis sob o delírio de um público apaixonado. O clima era de total paz e amor. A banda começou com “Vênus and Mars” uma canção dos Wings, banda de Paul após Beatles, delirantemente aplaudida. Daí, minhas amigas e meus amigos, é difícil de descrever. O carisma, o respeito do grande artista pelo público deu lugar a uma gentileza especial. “Vou tentar falar português” anunciou. “Boa noite Porto Alegre! Boa noite Brasiiiiilll!” E a bateria trovejou: pararararara.... "Close your eyes and I’ll kiss you/ tomorrow I’ll miss you/ remember I’ll alwais be true…".
Foi um choque tão grande que as pessoas gritavam, era a beatlemania! As lágrimas brotaram do fundo da alma de uma pessoa que ama os Beatles desde criança. Eles simplesmente modificaram a minha vida! Todos gritavam e pulavam, gente de todas as idades. Ao meu lado um senhor colocou o filho de uns 10 anos nos ombros, e o menino com os olhos brilhando cantava tudo. Uma cena linda, antológica, mostrando que o amor não tem idade. Depois disso, a emoção foi aumentando de voltagem. Com muita experiência e sabedoria Paul intercalava momentos de grande emoção com rocks pauleira. Não adiantava muito. Os arrepios intercalavam com as lágrimas. Casais se abraçavam e beijavam com paixão, o sonho e o amor estavam acontecendo! Depois de maravilhas como “Let Me Roll It” e "Got To Get You Into My Life” o genial músico foi para o piano, não antes de brincar com o público falando expressões da cidade, como “Tri Legal” ou “Bah, Tche!” Uma simpatia. O público retribuía gritando com ritmo: "Paul, Paul, Paul!"
No piano, ai meu Deus! Emoção quadruplicada. Na extraordinária “The Long And Winding Road” até os tijolos do Beira-Rio choraram. E pra testar os corações Paul emendou com uma homenagem a Linda, “My Love”, que ofereceu a todos os namorados. Que presente! Uma música linda demaiiissss. Quando Paul falou em português: “Quero agora fazer uma homenagem ao meu amigo John”, uau! uma ovação! E as 55 mil pessoas gritaram juntas: "John! John! John!". Nesse momento as lágrimas deram lugar aos soluços. Não consegui fotografar.
No telão as imagens imortais dos Beatles, de Paul e John rindo! Era demais pra mim. Pra gente sobreviver, Paul voltou ao baixo e depois à guitarra para petardos como “Back In The URSS” e “I’m Down” emocionando de novo na homenagem a George Harrison, ("George! George!" o público gritava) tocando a belíssima “Something”, enquanto no telão Harrison aparecia sorrindo. Barra pesada. Imortal foi a apresentação de “Live And Let Die” com o palco explodindo debaixo de fogos e efeitos de luz, numa música pra lá de brilhante! Não faltaram rocks como “I saw Her Standing Her” e a música do século, “Yesterday” cantada por todos. O coral do público com “Hey Jude” também foi lindo!
Depois de quase três horas de show Paul perguntou: “Vocês querem rock and roll?” Todos responderam: Yeah! “Então vocês vão ter” prometeu. E cumpriu. “Helter Skelter” é um dos maiores rocks já feitos no mundo! Monumental com esse deus da música e seu grupo talentosíssimo! Antes de encerrar o artista agradeceu a todos, desde o pessoal da luz, do som, da produção, a banda, numa demonstração de cavalheirismo.
Esse Beatle que é vegetariano, defensor dos animais e dos direitos humanos deu um show de educação e cidadania! Depois de “Get Back” vieram em seqüência “Sgt.Peppers Lonely Hearts Club Band” e “The End”. Lindo, lindo. O Beira Rio tremeu de emoção e gratidão. 55 mil pessoas aplaudindo e gritando: "Paul! Paul! Paul!" O sonho tinha acontecido, era real. Foi muito mais do que um show. Foi uma comunhão com a mensagem mais importante dos Beatles: A revolução da paz e do amor! Obrigado, Paul!"

(Texto e foto por Paulo Ricardo)

Nenhum comentário: