quarta-feira, 9 de julho de 2014

Curitiba é única cidade do Brasil a receber exposição sobre Frida Kahlo

frida


Estará em exposição entre os dias 17 de julho e 2 de novembro em Curitiba a exposição "Frida Kahlo - suas fotografias". A exposição está atualmente nos Estados Unidos e seguirá para a Espanha depois de Curitiba, que será a única cidade brasileira a receber as obras. O público poderá ver fotografias tiradas por familiares e amigos mostrando a artista mexicana em rotina familiar ou produzindo suas obras. O acervo é do Museu Frida Kahlo e essas fotografias permaneceram inéditas para o público até 2007.
Frida Kahlo é uma das mais importantes artistas da história do México. Ela nasceu em Coyoacán, no México, a 6 de julho de 1907 e morreu em 13 de julho de 1954, com 47 anos. Ela teve uma vida sofrida por problemas de saúde na infância e físicos na juventude causados por um acidente de trânsito. O que influenciou diretamente seu trabalho, caracterizado muito tempo dentro do surrealismo. Outra influencia importante foi a do marido, o artista Diego Rivera. Ela também teve contato diretamente com a ideologia comunista com o casal ficando amigo e abrigando o russo Leon Trotsky.
A obra e imagem de Frida Kahlo, graças à luta para enfrentar seus problemas e limitações, se tornaram ícones na luta feminista em todo o mundo. O que acabou fazendo com que a indústria cultural assimilasse imagens famosas na produção de produtos como camisetas, bolsas e acessórios vendidos em lojas populares hoje.
A Lions Gate e a Miramax lançaram em 2002 o filme “Frida” em Hollywood com a estrela Salma Hayek interpretando Frida Kahlo. O elenco conta também com outros artistas importantes como Antonio Banderas, Edward Norton e Alfred Molina.
SERVIÇO
Exposição "Frida Kahlo - suas fotografias"
Local: no Museu Oscar Niemeyer, sala 3, na rua Marechal Hermes, 999, em Curitiba (PR)
Data: entre 17 de julho e 2 de novembro
Valor: R$ 6 (inteira) , R$ 3 (meia)
Saiba mais no site do MON.

Nenhum comentário: