quinta-feira, 3 de julho de 2014

Uma celebração à amizade com muita cerveja

drinking-buddies03
O filme “Drinking buddies” é uma celebração à amizade. E também para a cerveja. Curiosamente, um aspecto pouco explorado nos cinemas, apesar de ser muito popular em todo o mundo.
A história gira em torno de Luke e Kate que trabalham juntos numa fábrica de cerveja. Os dois têm seus relacionamentos, mas se sentem mais à vontade juntos. Principalmente, quando estão conversando fora do trabalho e bebendo cerveja. Os encontros passam a ficar mais frequentes e a cumplicidade aumenta. E, claro, o impasse e dúvida se devem seguir em seus relacionamentos comuns ou tentarem ficar juntos graças às suas afinidades. E quase tudo é motivo para sair para beber cerveja: o fim do expediente no trabalho, uma mudança de apartamento, uma reunião, sair para a balada, um picnic, entre outras situações.
“Drinking buddies” é cheio de planos- sequencia longos com a câmera acompanhando os atores em duradouras conversas. Mas, isso não faz do filme chato. Pelo contrário. Cria uma grande identificação com o público porque são situações comuns com pessoas comuns.
A espontaneidade foi conseguida com um recurso bem simples: a atuação foi improvisada porque não houve roteiro. Cada ator recebeu informações previas sobre as cenas e locações e atuou como achou mais adequado. Inclusive, cada um escolhendo o nome de sua personagem no filme.
A naturalidade chegou a tanto que em algumas cenas os atores bebem cerveja de verdade. E alguns chegaram a ficar bêbados depois da gravação. A ligação com a cerveja é grande. Destacando, claro, a ambientação. Há várias cenas na fábrica aparecendo a linha de produção com as tinas e barris. Os atores visitaram cervejarias para saber como se faz cerveja e terem mais embasamento nas gravações. E a produção teve bastante cuidado ao colocar nas locações pints e diferentes tipos de cervejas como pale ale, stout, entre outras.
“Drinking buddies” é uma comédia romântica dramática que foi lançada em 2013 nos cinemas americanos. E ganhou dois títulos no Brasil: “Um brinde à amizade” nos cinemas e “Um drinque ao amor” na televisão. O filme tem 1h30 de duração e com destaque no elenco para a bela Olivia Wilde (de “Tron, o legado”, 2010). A direção é de Joe Swanberg, especialista em filmes sobre relacionamentos, mas sem nenhum sucesso comercial. A trilha sonora é bacana com rock alternativo e pop rock, mas nenhuma banda famosa. Apesar de na casa de um dos personagens aparece um pôster do Stereolab.

Nenhum comentário: