quinta-feira, 18 de junho de 2009

Surf music de luto

Dois músicos da surf music morreram nos últimos dias. Um nos EUA e outro no Brasil.
Lamentavelmente morreu o baixista Mr. X. Ele tocava no Maremotos e no Kozmic Gorillas, de Curitiba. Mr. X lutava contra câncer no intestino e tinha 40 anos.

Citei ele na última edição do programa Zombilly no Rádio, na UEM FM, e no próximo sábado vamos tocar uma música do Maremotos.
Vi dois shows do Maremotos em Curitiba. Um deles em 2003, quando fiz esta foto (à esquerda). Curto muito a banda que faz um resgate da surf music clássica dos anos 50 e 60.

O texto abaixo foi escrito pelo Mutant Cox, que tocou com ele no Maremotos:

"...Mr. X lutava há alguns anos contra um câncer no intestino e nos deixou na manhã desta sexta, dia 12 de junho. O enterro aconteceu no dia 13, no Cemitério Água Verde, em Curitiba - PR. Além de baixista, Mr. X foi importante peça na cena musical alternativa de Curitiba, tendo sido sócio-proprietário do Chinasky Bar, ponto de encontro e cenário do rock alternativo em Curitiba.
Seu apelido vem de Márcio Roberto do Xerox, codinome inventado pelos amigos quando ele usava a copiadora do trabalho para produzir material para as diversas bandas e escritores curitibanos dos anos 90.
Descanse em paz amigo!"



Também morreu esta semana o Bob Bogle (imagem à direita).
Ele tocou guitarra e baixo no The Ventures.
A banda é clássica na surf music, foi formada em 1959 nos Estados Unidos e influenciou bandas no mundo todo. Inclusive no Brasil.
Entre as músicas mais conhecidas da banda estão "Walk don´t run" e "Hawaii five-O".
Bogle morreu no último domingo, aos 75 anos. Ele fazia tratamento contra linfoma.

Fica aqui a homenagem da Zombilly ao Mr. X e Bob Bogle.

Nenhum comentário: