quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Os fascinantes homens azuis

Vai entender a fascinação no mundo pop pelos personagens azuis?!?
Com o sucesso de Avatar, os Na´vis se tronaram a raça mais famosa no universo. O azul é uma cor primária, usada para indicar frio, tristeza, monotonia, poder, entre outras sensações e situações. Também é a cor predominante do planeta Terra, que deveria se chamar Água.

As histórias em quadrinhos estão cheias de homens azuis. Eles estão mais presentes nos grupos, como em X-Men. Destaco aqui o Noturno, meu preferido. Outro que saiu dos grupos das páginas das hqs e mostrou o poder dos azuis no cinema foi o Dr. Manhattan, dos Watchmen. E mostrou até demais...

Eles também são artistas contemporâneos em performances curiosas e muito interessantes no Blue Man Group, trio americano multimídia.
Até o público infantil é encantado pelos azuis. Os mais famosos são os pequeninos Smurfs, onde um monte de homem vive somente com uma mulher e ninguém sabe quem pega ela. No Brasil o representante é o simpático cachorrinho Bidú, um coadjuvante da Turma da Mônica. E nos games o bonzão é o Sonic.

Os homens azuis saíram da poesia do curitibano Marcos Prado para ganhar uma homenagem no psychobilly do Ovos Presley que musicou o poema “Tristes homens azuis”:

não é blues,tristes,não é mesmo
a tristeza não faz um homem azul
o branco é branco,o negro é negro
ninguém é triste,não há blues
só existem,tristes,os tristes homens azuis
eles se vestem de branco e de negro
e os outros vêem azul
porque não são brancos nem negros
os tristes homens azuis
ninguém nasce azul
não se põe no mundo
alguém azul
mas quando a noite baixa
se levantam
os tristes homens azuis

E tudo isso sem considerar os uniformes e armaduras azuis.
Só os (coitados) que tem a pele azul...

Nenhum comentário: