sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Um blog turbinado

Depois do curso sobre Webjornalismo 2.0 que fiz em São Paulo em dezembro passado, passei a dar um upgrade aqui no blog da Zombilly. A maioria das coisas implantadas foi nos “bastidores”, quase imperceptível aos leitores.
Mas são ações a partir de referências que tive nas aulas do curso. Não são regras para sites, e sim situações e ferramentas que colaboram com a qualidade, otimização, atualização e fluxo no blog.

Pesquisei e analisei 12 sites que fornecem ferramentas e dicas para esse processo, como análise de conteúdo, otimização de recursos e publicações mais adequadas com os mecanismos de buscas. Além de ler o livro “Cultura da convergência”, de Henry Jenkins, que é uma das publicações mais bacanas relacionando tecnologia e cultura pop. Estou terminado de ler. Ele tem mais de 400 páginas, mas a leitura flui na boa.

Voltando à otimização do blog, há situações bem bacanas como direcionamento, onde eu consigo atualizar dois sites (esse blog e o Twitter) sem estar usando um computador. E também curiosidades como o tipo de linguagem nos textos, negrito em certas palavras e até como salvar imagens com termos específicos. Outra coisa que saiu dessas pesquisas foi a serie de posts “Por um Twitter fora do banal...”.

O mais bacana é ainda aprender coisas com o blog. Fui o pioneiro nesse tipo de publicação em Maringá (eu e o Fábio Linjardi criamos o Factorama em 2003) e sempre procurei mostrar coisas interessantes aos leitores, ao mesmo tempo que me divertia. E, claro, criando. Infelizmente, tem muita gente que cria blog hoje para copiar conteúdo de outros sites. O que é uma das grandes “doenças” da internet como veículo de Comunicação.

E esse é um dos motivos que vivo publicando crédito para minhas coisas. Tipo “Foto: Andye Iore”. As pessoas sabem que eu fui nos shows e fotografei as bandas tocando. Não precisava publicar isso em todo post com foto. Mas é uma maneira de valorizar quem cria e estimular isso em outros blogs e blogueiros que vivem lendo sites gringos, traduzindo os textos e publicando como se fossem da autoria deles sem citar a fonte.

Nenhum comentário: